Brasil é um dos maiores doadores de alimentos do mundo

País também recebe destaque pela assistência humanitária internacional, através de parcerias

20/08/2012
5731 Acessos
Imprimir
Brasil é um dos maiores doadores de alimentos do mundo
O Brasil é um dos países maiores doadores de alimentos do mundo. Até agosto deste ano já foram doados US$ 75 milhões em comida para diversas partes do planeta, que enfrentam situações de crise.

Em comunicado, o Programa Mundial de Alimentos (PMA), de qual o país faz parte, ressaltou a atuação do Brasil tanto na doação de alimentos, como na assistência humanitária internacional, através de parcerias.

No ano de 2011, o governo brasileiro doou mais de 300 mil toneladas de alimentos, para 35 diferentes países do mundo e comunicou que a meta é manter as doações.

De acordo com o governo, a ideia é distribuir até o final do ano 90 mil toneladas de arroz para a Bolívia e Honduras, na América Latina, e Burundi, Congo, Etiópia, Gâmbia, Uganda, Moçambique, Níger, Senegal e Zimbábue, na África.

O Brasil ainda colabora com missões de paz no Haiti, onde o governo atua para buscar estabilidade política, econômica e social, e na Síria, que há 17 meses enfrenta confrontos internos pelas divergências entre os governantes e a oposição.

Além disto, a nação brasileira mantém diversas parcerias com vários países para estimular a produtividade agrícola e o desenvolvimento rural, na busca da segurança alimentar mundial.

Doação para países pobres
Só no Haiti, que é o país mais pobre das Américas, o Brasil doou mais de 24 mil toneladas de arroz e feijão para os moradores que sofreram com o terremoto de janeiro de 2010. Na África, mais de 65 mil toneladas de milho e feijão brasileiros foram entregues para países como a Somália.

Redação: Fátima Pires