Maior liga de investidoras em prol de mulheres vulneráveis com distribuição de livros gratuitos

Maior liga de escritoras do Brasil supera o próprio recorde: agora são mais de 1.400 autoras unidas em prol de mulheres vulneráveis, com livros gratuitos que inspiram e transformam vidas.

15/10/2025
Imprimir
Maior liga de investidoras em prol de mulheres vulneráveis com distribuição de livros gratuitos
A maior liga de escritoras do país em prol de mulheres vulneráveis acaba de superar o próprio recorde, anteriormente conquistado em 2022 com 500 autoras. Agora, oficialmente reconhecida pelo RankBrasil em 2025, a iniciativa reúne mais de 1.400 coautoras de cinco países, consolidando-se como um dos maiores movimentos de escrita colaborativa feminina do mundo, com foco em empoderamento e transformação social.

Idealizada pela empresária e mentora Katia Teixeira, a liga nasceu em 2014 e completa 11 anos de impacto social contínuo. O projeto já beneficiou mais de 5.600 mulheres e meninas em situação de vulnerabilidade, levando livros gratuitos, acolhimento, conhecimento e oportunidades de renda. Sua principal coletânea, “Quais de mim você procura?”, já conta com 26 volumes publicados, sendo quatro lançados no Museu do Louvre, em Paris - um feito inédito para uma obra coletiva escrita por mulheres brasileiras.

Com uma visão ousada, a idealizadora ressalta que, mesmo em um planeta com 193 países onde a misoginia ainda é estrutural, o projeto se mantém firme e resistente. “Nosso recorde é um recado claro: nós estamos vendo o que está acontecendo. Através das nossas histórias, vamos transformar narrativas e construir novos futuros para mulheres, por mulheres e com mulheres”. Vale lembrar que o nascimento do Instituto Quais de Mim Você Procura como marco de segurança, referência e continuidade do projeto, faz um ano!

As histórias que compõem a coletânea ecoam entre fronteiras, chegando a comunidades onde mulheres enfrentam violência doméstica, pobreza extrema, abandono, maternidade solo e outras situações de vulnerabilidade. Em cada página, a escrita se transforma em ferramenta de empoderamento e cura, inspirando também mães atípicas e imigrantes a acreditarem em novos começos.

Com o apoio de instituições como Lions Sororidade Social, Instituição Mães Brasil e Lar Samaritano, a iniciativa amplia o alcance de suas ações e reforça sua missão de usar a literatura como instrumento de inclusão e esperança.

Segundo Katia Teixeira, o verdadeiro valor da obra não está nas vendas, mas na transformação que provoca.

“Nosso maior desafio sempre foi mostrar que os livros não nasceram para ser best-sellers, mas para tornar cada autora uma best friend das mulheres que mais precisam. Escrevemos para doar, inspirar e libertar.”

Com uma visão ousada e inspiradora, Katia ressalta que, mesmo em um mundo onde a misoginia ainda é estrutural, o projeto segue firme, resiliente e em expansão.

“Nosso recorde é um recado claro: estamos vendo o que acontece e escolhemos reagir com amor e ação. Através das nossas histórias, vamos transformar narrativas e construir novos futuros — por mulheres, com mulheres e para mulheres.”

Para ela, o maior sonho é que um dia o propósito da liga deixe de ser necessário.

“Seria o maior presente encerrar este movimento, porque significaria que já não existem mais mulheres vulneráveis. Até lá, seguiremos crescendo e deixando marcas de esperança em cada página escrita.”

Reconhecida pelo RankBrasil como Maior Liga de Escritoras em Prol de Mulheres Vulneráveis com Distribuição de Livros Gratuitos, a iniciativa reafirma que as palavras têm poder - o poder de curar, unir e transformar realidades.
Tags:

Reconhecido pelo RankBrasil mediante rigor técnico e imparcial – única autoridade nacional de homologação de recordes desde 1999.”