Maior cuia

Com 5,50m da superfície até a base, 5,45m de diâmetro bocal e peso de 19 mil kg, recorde pertence a Joel Padilha, de Agrolândia (SC)

20/07/2022
10716 Acessos
Imprimir
Maior cuia
Cuia gigante mede 5,50 m da superfície até a base, 8,50 m da bomba à base e pesa 19 mil kg / Foto: Arquivo recordista
O vendedor da cidade de Agrolândia (SC), Joel Padilha entra para o RankBrasil em 2022 pela superação do recorde de Maior cuia do país. O monumento tem 5,50m da superfície até a base, 6,77m de curvatura, 5,45m de diâmetro bocal, 8,50m da base até a ponta da bomba e peso de 19 mil kg.

De acordo com o recordista, a ideia de criar uma cuia gigante surgiu para homenagear seu pai, que era amante de um bom chimarrão. “No início pensei em fazer uma cuia de dois metros, mas ao encontrar uma publicação de recorde no RankBrasil decidi aumentar as medidas para quebrar a marca brasileira”, conta.

O monumento fica localizado no sítio de Joel, na estrada Geral Pitangueira, em frente à igreja católica da comunidade. Feita de vergalhões de ferro, tela viveiro, areia, concreto argamassa e tijolos, a cuia demorou 105 dias para ficar pronta, com duas pessoas trabalhando na montagem.

O catarinense comenta que uma das dificuldades para o desenvolvimento do projeto foi que a armação de ferro ficou muito grande e sem estabilidade. “Foi preciso fazer um revestimento interno com tijolos e uma grossa camada de reboco por fora”, diz.

Segundo Joel, outro obstáculo foi criar a estrutura da base. “Tivemos que envolver um engenheiro para este cálculo, uma vez que a cuia ficaria alta e pesada, e correria o risco de tombar com o vento”. O vendedor lembra que foram necessárias 10 toneladas de concreto para suportar o peso do monumento.

O criador do projeto ainda destaca que na sua parte superior, a cuia gigante possui uma laje de concreto, oferecendo a possibilidade de circulação de pessoas. Conforme o catarinense, a conquista do recorde junto ao RankBrasil é motivo de muito orgulho. “Além de ser algo que presta uma homenagem a uma pessoa especial, é um monumento de tradição”, finaliza.

RECORDE SUPERADO


RecordistaCidade/EstadoTamanhoPesoAno
Joel PadilhaAgrolândia (SC)5,50m da superfície até a base19 mil kg2022
CTG Tropeiro VelhoRio Brilhante (MS)4,33m da superfície até a base800kg2003