Recordes RankBrasil
Ser recordista
O RankBrasil
Notícias
Contatos
Inscrição de recorde
Mais...
Caricaturista de rua com mais tempo de trabalho (feminino)
Recorde pertence a Simone Talin, que há 16 anos faz caricaturas em toda a região oeste de Santa Catarina
02/03/2020
6957 Acessos
Imprimir
Simone Talin faz caricaturas em toda a região oeste de Santa Catarina há 16 anos / Foto: Arquivo recordista
A catarinense Simone Talin, da cidade de Concórdia, entra para o RankBrasil em 2020 pelo recorde de Caricaturista de rua com mais tempo de trabalho (feminino). Atualmente com 35 anos de idade, há 16 anos ela faz caricaturas em toda a região oeste de Santa Catarina.
Simone acredita que neste tempo todo fez milhares de caricaturas. “Já cheguei a fazer 30 caricaturas coloridas em um único dia na rua. Então é impossível quantificar o trabalho de anos”, comenta.
Conforme ela, existem algumas particularidades nesta profissão que exigem acima de tudo muito profissionalismo. “A maior dificuldade talvez seja trabalhar sob pressão: quando muitas pessoas estão esperando. O fato de manter a concentração por horas e horas em diferentes climas, ocasiões e lugares é o mais difícil, além de garantir um resultado de excelência em poucos minutos”.
A caricaturista afirma que as pessoas se surpreendem com a agilidade e com o resultado final: “Humor poético, sem exageros excessivos para que agrade e desperte sorrisos”, diz. “Meu objetivo é fazer pessoas felizes”, completa.
Simone conta que neste período muitas coisas aconteceram. “O curioso é a abrangência que a arte representa na vida das pessoas, como é possível sensibilizar alguém com uma ilustração”. Segundo ela, algo que chama a atenção é o fato de ser uma mulher em uma profissão predominantemente masculina. “As pessoas se surpreendem quando se deparam com uma mulher desenhando”, comenta.
Sobre o trabalho nas ruas, a recordista diz ter pontos mais positivos que negativos. De acordo com ela, algum ruim é o mal tempo, pois ela já perdeu estrutura e material com chuva, além de não ser fácil enfrentar o frio ou o sol quente.
“Como cartunista e mulher penso que o trabalho do artista de rua dialoga com a cidade, tornando o cenário urbano um espaço democrático e igualitário”, destaca. Conforme ela, o recorde junto ao RankBrasil representa uma reflexão sobre a condição feminina e suas relações nas diversas profissões da contemporaneidade.
“Ser pioneira como caricaturista de rua significa compartilhar dos aplausos que sempre pertenceram aos homens (as ruas sempre pertenceram a eles e a mulher sempre foi relegada ao lar)”. Ela enfatiza que hoje as mulheres estão alcançando visibilidade maior, tanto com mais trabalhos expostos como por movimentos de ocupação entre caricaturar, grafitar, rimar, criar, inovar, transformar, alcançar, etc.
“A arte urbana tem o poder de multiplicar e expandir esse conhecimento em todo lugar, porque está em todo lugar. Seja numa esquina ou numa pracinha no país: haverá sempre uma oportunidade para quebrarmos barreiras”, destaca.
Habilidade
Simone começou criando retratos na infância. Com 19 anos passou a fazer caricaturas de amigos próximos e familiares, como forma de aperfeiçoar seu trabalho. Neste mesmo período foi convidada a criar charges e retratar personalidades do esporte local, em uma coluna de esportes de um jornal.
De forma modesta a catarinense passou a participar de eventos e pequenas manifestações nas ruas, até que esta atividade se tornasse rotina. “O desenho de humor sempre esteve presente na minha vida. Fui por muitos anos chargista e a caricatura é minha realização enquanto cartunista”.
Atuar profissionalmente como caricaturista aconteceu de forma natural na vida da recordista. “Por se tratar de uma profissão exercida por poucos profissionais e uma técnica de ilustração atrativa e divertida, meu trabalho ganhou repercussão na minha cidade e região”.
Simone acredita que fazer caricaturas é uma habilidade ímpar. “Poucos são os artistas que dominam a técnica. Eu desenho há muitos anos direto com marcador, sem uso de lápis, o que agiliza a criação da caricatura e demonstra habilidade e domínio da arte”, comenta.
Segundo ela, por se tratar de uma ilustração breve com poucos traços, onde as principais características da pessoa são evidenciadas, exige do artista muita concentração e treino de observação. “Nem todas as pessoas que sabem desenhar conseguem caricaturar. Contudo, é possível aprender com muito treino e dedicação. Desenho é treino diário”.
Simone lembra que nos anos de 2015 e 2017 ela foi contemplada por duas edições consecutivas com o Prêmio Catarinense de Letras, concedido pela Fundação Catarinense de Cultura e FUNCULTURAL, com projetos de oficinas de cartuns. “Então é fato que com muito empenho é sim possível aprender uma nova profissão”, finaliza.
Tags:
Santa Catarina
Caricaturista
Reconhecido pelo RankBrasil mediante rigor técnico e imparcial – única autoridade nacional de homologação de recordes desde 1999.”
Veja também Notícias em Destaque
CURIOSIDADE – O leite sobe quando ferve por possuir gordura e proteínas
8.893 Acessos
O recorde junto ao RankBrasil de maior produtor de leite do país pertence ao estado de Minas Gerais, que em 2011 produziu mais de 8,5 bilhões de litros
Veja também Recordes recentes
Maior Desfile de Hayabusa em Autódromo
Maior desfile de Hayabusa em autódromo do Brasil reúne 100 motos em Porto Alegre
Professor de Direito com mais publicações em coautoria com alunos de graduação
Professor Francisco Vilas Boas publica 84 textos com alunos e entra para o RankBrasil.
Maior rio brasileiro
49.946 Acessos
O Rio Amazonas entra oficialmente para o RankBrasil como o maior rio brasileiro e o maior do planeta em extensão total, além de ser, com ampla margem, o mais volumoso do mundo em termos de vazão de água doce.
Maior Bíblia manuscrita do Brasil
Maior Bíblia manuscrita do Brasil é escrita por colaboradores do Hospital Adventista de Manaus
Mais nomeado em concursos públicos
César Teixeira entra para o RankBrasil com 19 nomeações oficiais
Maior língua do Brasil
Igor Fabrício Mascarenhas Esteves, de Campo Grande - MS, é o dono de uma língua de 13 centímetros
Recorde recentes
Maior árvore de Natal feita com garrafas pet
52.438 Acessos
Primeiro a construir móveis e casas com madeira plantada e utilizada pelo próprio construtor
2.519 Acessos
Maior tautograma do Brasil
1.837 Acessos
Maior liga de investidoras em prol de mulheres vulneráveis com distribuição de livros gratuitos
1.695 Acessos
Maior coleção de rótulos de cachaça
2.348 Acessos
Recordes Relacionados
Maior desfile de tratores
1.052 Acessos
Funcionário com maior tempo em atividade na mesma empresa
42.200 Acessos
Mais Jovem Bilionária do Brasil
3.148 Acessos
Mais Jovem Pessoa com Síndrome de Down a Lançar Marca Própria de Cosméticos no Brasil
1.583 Acessos
Mais rápida montagem de som para evento
10.068 Acessos
Mais jovem embaixadora da oktoberfest
17.488 Acessos
Primeira modelo plus size com Síndrome de Down
25.705 Acessos
Radialista com maior tempo em uma emissora no Brasil
13.848 Acessos
Recordes em destaque
Escritora com maior número de livros artesanais vendidos
82.590 Acessos
Mulher mais tatuada do Brasil
80.085 Acessos
Mulher mais velha a posar para revista masculina no Brasil
59.017 Acessos
Maior carrinho de rolimã articulado
49.649 Acessos
Maior tempo sem piscar
63.282 Acessos
Mulher que mais viveu
73.950 Acessos
Maior Bolo de Milho
5.483 Acessos
Maior Quadrilha Junina
6.031 Acessos
Maior queijo frescal
3.807 Acessos
Maior arroz de carreteiro
3.687 Acessos
RECORDES!!
NOTÍCIAS
RANKBRASIL
Tecnologia
Economia
Superação humana
Futebol
Agricultura
Mais Categorias
Esportes
Ecologia
Música
Celebridades
Economia
Mais Categorias
Entre para o RankBrasil
História
Sobre
Na Mídia
Trabalhe aqui
Contatos
Politica de privacidade
Editar
Senha