Selo Recorde RankBrasil

Maior torneio de pesca esportiva em barco motorizado

Maior torneio de pesca esportiva em barco motorizado

Tradicional evento conhecido como PesCar, realizado na cidade de Carlópolis (PR), supera mais uma vez o próprio recorde com 344 embarcações

Quando: 19/03/2015
14193 Acessos
ID: 1374
Maior torneio de pesca esportiva em barco motorizado
Objetivo é incentivar a pesca esportiva como forma consciente de lazer, que significa pesque e solte / Foto: Acervo Afucar
O PesCar, tradicional competição que acontece em Carlópolis (PR), superou novamente o próprio recorde junto ao RankBrasil, consagrando-se como o Maior torneio de pesca esportiva em barco motorizado do país.

A 14ª edição, realizada em 30 de março de 2014, reuniu 344 embarcações, ultrapassando a marca de 2013 que era de 309. Aproximadamente 1.300 pescadores participaram, de vários municípios dos estados do Paraná e São Paulo, além de um público de cerca de 10 mil pessoas.

O torneio é promovido pela Associação dos Funcionários Municipais de Carlópolis (Afucar) e acontece na Represa de Chavantes de forma ininterrupta desde o ano de 2000. Segundo um dos organizadores, Jayme Egivaldo Soares, o objetivo é incentivar a pesca esportiva como forma de lazer.

“O único peixe válido é a corvina e as outras espécies são descartadas. Quando uma equipe pesca duas corvinas, a menor também é lançada de volta à represa. Vence quem pegar a maior corvina”, destaca. De acordo com ele, o torneio nasceu como forma de confraternização entre pescadores da região e se tornou a principal atração turística do município.

O Pescar também oferece pesca esportiva mirim, uma parceria com o Rotary Club, e arrecadação de alimentos não perecíveis, doados para entidades filantrópicas. Os peixes, depois de medidos são entregues ao asilo São Vicente de Paula e APAE.

Sobre o recorde, Jayme revela que estar no RankBrasil é uma forma de engrandecer a competição divulgando o evento em todo o país, além de consolidar o PesCar como o maior torneio de pesca esportiva em barco motorizado do Brasil.

A 14ª edição do PesCar, realizada em 30 de março de 2014, reuniu 344 embarcações, ultrapassando a marca de 2013 que era de 309 / Foto: Acervo Afucar

Prêmios
Além de premiação para os primeiros colocados, o torneio realiza show de prêmios entre os telespectadores. Em 2014 também sorteou uma moto zero quilômetro entre as equipes que fizeram a inscrição antecipada.

Campeões de 2014
1- Os Coiotes - Chavantes (SP) - peixe com 49 cm
2- Osmar Falado - Aluminio (SP) - peixe com 44,5 cm
3- Amarelinho 2 - Taguaí (SP) - peixe com 43,5 cm

PesCar 2015
A edição de 2015 acontece de 20 a 22 de março. Segundo os organizadores, a expectativa é da participação de aproximadamente 400 embarcações, superando outra vez o recorde brasileiro.

Prêmios do 15º PesCar
1° lugar: 1 moto 15hp / 1 barco (6m borda alta) / 1 carreta/ 1 motor elétrico
2° lugar: 1 barco (6m borda alta) / 1 motor 15hp
3° lugar: 1 motor 15 hp
4° lugar: 1 barco (6m borda alta)
5° lugar: 1 barco (6m borda alta)
6° ao 20° lugar: motores elétricos.

Recorde superado

EventoCidadeEstadoNúmero de embarcaçõesAno
13ª Pescar Carlópolis (PR)PR3092013
12ª Pescar Carlópolis (PR)PR3022012



Redação: Fátima Pires




Confira a galeria de imagens

"Reconhecido pelo RankBrasil mediante rigor técnico e imparcial – única autoridade nacional de homologação de recordes desde 1999.”

Veja também Recordes recentes

Recordes Relacionados