Maior pêndulo humano

Com 149 pessoas praticantes de rope jumping, recorde foi conquistado na ponte estaiada de Hortolândia (SP), que tem em média 28 metros de altura

06/06/2017
2807 Acessos
Imprimir
Maior pêndulo humano
Recorde de Maior pêndulo humano foi conquistado na ponte estaiada de Hortolândia (SP), por 149 pessoas praticantes de rope jumping / Foto: Arquivo recordista
O RankBrasil reconhece oficialmente em 2017 o recorde de Maior pêndulo humano, conquistado por 149 pessoas praticantes de rope jumping, de várias cidades do estado de São Paulo. O desafio aconteceu em 10 de abril de 2016, na ponte estaiada de Hortolândia (SP), que tem em média 28 metros de altura.

De acordo com o idealizador, Alan Ferreira Mahseregian, que é taxista em São Paulo (SP) e tem mais de 20 anos de experiência em esportes radicais, essa ponte foi escolhida por oferecer condições perfeitas para a execução das ancoragens, possuir altura e largura ideais, não ter pilares e contar com vão livre de 100 metros.

Com conhecimento em técnicas de resgates, rapel, rope jump, tirolesa, cabo aéreo, e contando com certicado do NR 35 (segurança em trabalho em altura), Alan explica que a segurança dos participantes foi executada com o máximo de cautela e rigor.

“Criei cinco dispositivos de segurança e qualquer rompimento de uma corda teria mais quatro mecanismos disponíveis”, conta. Segundo ele, a cada participante foi conectada uma corda com mais de dois mil quilos e duas fitas nas laterais de seu parceiro, evitando qualquer colisão na hora do salto.

Ainda pensando na segurança, o grupo contou com uma equipe especializada em resgates, coletes e botes salva-vidas, bóias e cordas de segurança na parte de baixo da ponte. “Foram oito meses consecutivos de preparação para o salto e neste período treinamos exaustivamente”, lembra.

A ideia do desafio começou em 1998, no viaduto do bairro do Sumaré, na capital paulista. “Nesta época saltávamos somente uma pessoa por vez, mas em certa ocasião um participante ficou com medo, pediu para um instrutor saltar junto e foi um grande sucesso”.

Neste momento Alan teve a ideia de realizar o salto com mais gente. Em 2000, organizou o primeiro rope jump, reunindo 11 pessoas saltando com a equipe Sem Limite. “Esse recorde ficou na internet durante anos, até minha volta ao Brasil, quando consegui juntar participantes de outras equipes de rapel e quebramos nossa própria marca com um grupo de 13.
A cada participante foi conectada uma corda com mais de dois mil quilos e duas fitas nas laterais de seu parceiro, evitando qualquer colisão na hora do salto / Foto: Arquivo recordista

Ele comenta que logo depois descobriu um vídeo na internet, de um pêndulo humano com 135 integrantes, desafio realizado na Rússia. “Isso me motivou a idealizar o rope jump com 149 pessoas”, destaca. De acordo com Alan, entrar para o RankBrasil é o reconhecimento histórico do recorde para cada um dos participantes.

Veja a galeria de imagens:
Maior pêndulo humano


Algumas citações na mídia:
MegaCurioso
A Rede
News Rondônia
Folha Geral
O Nortão