Maior tempo de uso ininterrupto de GPS em um único equipamento

Engenheiro mantém dispositivo ligado 24 horas por dia, registrando mais de 10 mil horas de deslocamento e 87 mil horas do equipamento ligado

09/05/2019
10281 Acessos
Imprimir
Maior tempo de uso ininterrupto de GPS em um único equipamento
O smartphone utilizado é o Nokia 5800 XpressMusic, escolhido na época por ser resistente e possuir um sistema operacional confiável / Foto: Arquivo recordista
Com 87 mil horas ligado e 10.168 horas de deslocamento registrado, o engenheiro paulista Artur Zen supera o próprio recorde junto ao RankBrasil em 2019 de Maior tempo de uso ininterrupto de GPS em um único equipamento. Em 23 de abril ele completou 10 anos de uso sem interrupções.

Entre os cuidados necessários para manter os registros ativos 24 horas por dia, Artur explica que, basicamente, é preciso sincronizar a todo o momento os registros coletados e publicá-los na plataforma online da Sports Tracker. “Dessa forma garanto que o backup incremental aconteça todos os dias sem correr o risco de perda permanente dos dados”, diz.

O smartphone utilizado é o Nokia 5800 XpressMusic, escolhido na época por ser resistente e possuir um sistema operacional confiável. Segundo ele, além das dificuldades técnicas pelo fato de ser um equipamento antigo (duração da bateria, tempo de carregamento, velocidade de acionamento do app instalado, etc), existe o problema em manter a carga da bateria disponível para um dia típico (24 horas).

“Nos momentos em que não vou usar o smartphone por um longo período ou quando deixo o meu carro no subsolo de algum estacionamento, preciso desligar o receptor GPS para evitar que o mesmo fique tentando buscar satélites disponíveis e com isso esgotando a bateria antes do tempo”, conta.

Outra dificuldade, conforme o engenheiro, é que logo após habilitar o receptor GPS novamente é preciso aguardar que o número mínimo de satélites fique disponível para que as coletas ocorram normalmente. O recordista comenta que usa duas baterias e um inversor de tensão veicular utilizado para os deslocamentos de carro mais longos. São três carregadores que ficam localizados em diferentes pontos: um leva para o trabalho, outro fica em sua casa e o terceiro no carro.

Para Artur, que é residente em Campinas (SP), superar o próprio recorde é uma alegria imensa. “O RankBrasil continua com a nobre missão de divulgar os feitos daqueles que se destacaram por alguma habilidade ou atividade em particular. E isso possibilita que outras pessoas pensem como poderiam contribuir também. Sem contar o fato do registro histórico das características e particularidades do nosso país”, finaliza.


Maior mapeamento de deslocamento pessoal
Este ano, o engenheiro também superou junto ao RankBrasil a marca deMaior mapeamento de deslocamento pessoal para fins históricos. Até 22 de abril de 2019 ele já havia registrado 418.245 quilômetros.Informações sobre o projeto estão detalhadas no site Geogenealogia.info.



RecordistaCidade/EstadoTempo do equipamento ligadoTempo de deslocamento registradoAno
Artur ZenCampinas (SP)87 mil horas10.168 horas2019
Artur ZenCampinas (SP)42 mil horas6.476 horas, 20 minutos e 15 segundos2014