Maior tempo regendo o mesmo coral

Músico de 93 anos conduz grupo desde sua fundação em 1948

27/09/2013
4769 Acessos
Imprimir
Maior tempo regendo o mesmo coral
O Maestro Oswaldo Antônio Urban, ao centro. - Divulgação: RankBrasil
Nascido em 26 de outubro de 1919, na cidade do Leme (SP), Oswaldo Antônio Urban entra para o RankBrasil como o maestro a conduzir por mais tempo o mesmo coral. Até agora, foram 65 anos na regência do Pio XI.

Graduado em Educação Musical pelo Conservatório Maestro Julião, foi professor de Psicologia, Filosofia da Educação e História da Educação Musical. Além disso, coordenador da Faculdade de Música e do Instituto de Artes e Comunicação da PUC Campinas.

Com 93 anos, o músico também formado em direito, filosofia e teologia é morador de Campinas (SP). A história de Oswaldo confunde-se com a trajetória do grupo fundado em 6 de janeiro de 1948. Começou como cantor, mas em abril do mesmo ano passou a maestro.

A primeira formação do Pio XI contou com quinze universitários marianos. A ideia foi de Mário Cândido Pedroso. De acordo com Oswaldo, eles pretendiam conservar o costume de entoar hinos religiosos. “Na ocasião, tínhamos recebido uma carta a respeito da música sacra nas igrejas, para que fosse conservada. Por isso, no começo a proposta era cantar tudo em latim”, lembra.

Logo o repertório foi modificando-se e foram inseridas canções brasileiras, líricas, folclóricas, populares e músicas de Antônio Carlos Gomes. A admiração pelo mais importante compositor de ópera no Brasil fez com que os jovens criassem uma regra para a equipe: todo concerto deveria apresentar pelo menos uma música de Carlos Gomes.

Os ensaios aconteciam de duas a três vezes por semana na casa de Antônio Pimentel Tavares. Com o tempo, reuniam-se na igreja do Carmo, a primeira construída na cidade. Atualmente, são 25 vozes masculinas e os treinos realizados aos sábados.

Casado há 58 anos com Letícia Maria de Queiroz Urban, o ex-seminarista é pai de três filhos e tem sete netos. Para o músico, o apoio da companheira sempre foi muito importante para continuar na atividade. “Letícia é minha alegria. Sempre me deu muita força para permanecer no coral. Ela também dirigiu durante muito tempo o conjunto das esposas dos coralistas que preparavam os eventos e festas”.

Ele lembra com carinho de todos os anos que está à frente do Pio XI e garante que interromper as atividades não está nos planos. “Parar nunca, de jeito nenhum! É a minha vida. Sempre lecionei e fui muito estudioso pra fazer o meu trabalho que é uma satisfação. Estou muito feliz por entrar para o RankBrasil. É uma injeção de juventude. Me sinto jovem como se estivesse com 29 anos, como quando comecei o coral”.

Serviço
O Pio XI possui sede social na Rua Rafael Rosa, número 187, no Jardim das Paineiras, em Campinas (SP). Os ensaios são realizados aos sábados, das 17 às 19 horas.

Redação: RankBrasil

Nota de falecimento
O recordista Oswaldo Antônio Urban faleceu em 4 de setembro de 2018, aos 98 anos de idade.


Algumas citações na mídia:
G1