Maior número de clubes brasileiros nas oitavas de final da Libertadores

Pela primeira vez na história, um país conseguiu classificar seis equipes para as oitavas de final da Taça Libertadores da América

12/02/2014
11773 Acessos
Imprimir
Maior número de clubes brasileiros nas oitavas de final da Libertadores
Imagem: divulgação
Dos 16 clubes que se classificaram às oitavas de final da Taça Libertadores da América de 2013, seis são brasileiros: Atlético Mineiro, Corinthians, Fluminense, Grêmio, Palmeiras e São Paulo.

Nunca antes, na história da competição, um país tinha conseguido classificar tantas equipes para esta fase do torneio. O clube vencedor também é do Brasil.

Após uma partida dramática, nos pênaltis, o Atlético – MG venceu o Olimpia e conquistou a primeira libertadores do time, no dia 25 de julho de 2013.

A Copa Libertadores da América ou Taça Libertadores da América, é a principal competição de futebol entre clubes profissionais da América do Sul, organizada pela Confederação Sul-Americana de Futebol (CONMEBOL).

O nome do torneio é uma homenagem aos principais líderes da independência das nações da América do Sul. É uma das competições entre clubes mais importantes do futebol juntamente com a Liga dos Campeões da Europa.

Foi criado em 1960 sob o nome de Copa dos Campeões da América, já que apenas os campeões das associações de futebol da América do Sul em seus respectivos campeonatos participavam.

Da primeira edição em 1960 até 2004, o campeão da Libertadores enfrentava o campeão da Liga dos Campeões da Europa em uma ou duas partidas, competição chamada Copa Intercontinental ou ainda Copa Europeia/Sul-Americana.

Em 2000 e a partir de 2005, o campeão da Libertadores passou a disputar a Copa do Mundo de Clubes da FIFA (FIFA Club World Cup) a qual reúne os campeões de cinco continentes.

Fontes: Centauro e Wikipédia

Redação: Vanderson Almeida