Maior quantidade de miniaturas de cenários brasileiros

Recorde é de Alexandre Souza, que é natural da cidade de Frei Paulo - SE

19/01/2007
7846 Acessos
Imprimir
Maior quantidade de miniaturas de cenários brasileiros
Com 20 obras de cerca de 2cm cada, Alexandre Souza, natural de Frei Paulo – SE, entra para o RankBrasil em 2007, pela Maior quantidade de miniaturas de cenários brasileiros.

As peças são feitas com diversos materiais, entre eles, fios de cobre, pedaços de plástico, tecidos, fios de sisal, madeiras, tinta para tecidos, sementes e tudo o que for possível reaproveitar.

No trabalho, o recordista também utiliza agulha, cola, tesoura pequena e algumas lâminas de estilete ou barbeador.

Curiosamente, ele não usa lente de aumento para a fabricação, ao contrário das outras pessoas, que precisam de uma para a visualização.

Para a elaboração de uma miniatura, Alexandre depende apenas do seu tempo disponível, já que faz este trabalho como hobby, e da ousadia da peça: algumas levam até seis meses para ficar prontas, dependendo da riqueza dos detalhes.

Atualmente, o recordista trabalha como vendedor em um supermercado, na capital Aracaju e também em um programa de educação, que é feito em parceria com o Estado de Sergipe e a Unesco.

No futuro, ele pretende divulgar suas miniaturas para possíveis colecionadores de arte. Alexandre também quer terminar seu curso de Gestão em Ecoturismo e cursar Arqueologia, com o objetivo de trabalhar nas áreas de cultura e meio ambiente.


A inspiração
O recordista começou a fazer as miniaturas quando criança, através de uma diversão, fabricando seus próprios brinquedos.

Aos poucos foi diminuindo o tamanho de suas façanhas, e com a experiência, atingiu um merecido nível de qualidade.

Sua primeira miniatura foi uma pistola de dois canos, feita com folha de flandres. Sem perceber, Alexandre estava desenvolvendo uma forma de aproveitar qualquer tipo de material, para miniaturizar a arte.


Redação: RankBrasil
Revisão: Fátima Pires