Maior número de composições de hinos de futebol

O recorde é de José Wilson Costa Dias, da cidade de Taguatinga (DF), que já compôs 32 hinos de futebol

21/03/2007
8671 Acessos
Imprimir
Maior número de composições de hinos de futebol
José Wilson Costa Dias, da cidade de Taguatinga - DF, entra para o RankBrasil por ser a pessoa que mais compôs hinos de futebol no país.

O recordista descobriu o interesse por composições quando tinha apenas 15 anos, durante o carnaval de 1966. Na época, ele compôs duas marchinhas.

Botafoguense de coração, começou a criar hinos de futebol em junho de 1980, quando compôs oito hinos em uma semana. Tudo teve início com uma crítica em relação ao futebol do Distrito Federal. A partir daí, ele fez o melhor de si para melhorar o esporte local e usar o dom que Deus lhe deu: compor.

Segundo José Wilson, para criar seus hinos, ele apenas lê sobre o time, sobre fundação, uniforme, cores e mascote, e em um período entre 10 minutos e uma hora está pronto mais um hino. Seu primeiro foi para o Brasília Esporte Clube e o último para o Brasiliense Futebol Clube.

Por ter sido agraciado pelo dom da composição, o recordista conta que sente prazer em fazer composições a pedido de alguém, e mesmo sem registro, dá de presente a quem pediu.

José Wilson não compõe apenas hinos de futebol e marchinhas carnavalescas, ele fez também cânticos evangélicos, sambas, canção ao Governador do DF, Hino ao Presidente da República, Canção a Santos Dumont, ´Minha Floresta´, em homenagem à ecologia, e várias outras músicas.


Redação: Rejane Rehfeld
Revisão: Fátima Pires