Maior permanência solitária em lago

Leek Bowen ficou 168 horas no lago Paranoá, em um Catamarã 16”

24/03/2004
6706 Acessos
Imprimir
Maior permanência solitária em lago
Da cidade de Brasília - DF, Leek Bowen estabeleceu uma nova categoria de recorde. Tendo em vista que a maior regata era de 24 horas com barcos cabinados, ele lançou um desafio e realizou o seu sonho de cinco anos: ficou 168 horas no lago Paranoá, ou seja, sete dias, percorrendo um total de 319,389 milhas.

Em uma apertadíssima embarcação de apenas 210cm x 220cm, Leek dormiu no trampolim, pois precisava de espaço para guardar comida, bateria, lanterna, âncora e primeiros socorros. O recordista navegou com um GPS, que marcou as milhas e utilizou máquinas de filmar e fotografar, para registrar os flagrantes da fauna e da flora no Lago.

Um dos fatores de grande desgaste neste projeto foi a temperatura, ventos fortes e a umidade do ar, muito seco nessa época do ano, obrigando o velejador a ter um preparo físico relativamente bom. Outra dificuldade foi o desconforto do barco: como não tem cabine, obrigou o velejador a se expor ainda mais ao tempo.

A intimidade do recordista com a região percorrida é antiga. Leek foi praticamente criado no lago Paranoá. Seu pai foi um dos patronos da vela em BSB e desde criança, gosta de água, compete com velas, monta e desmonta barcos. Ele conhece ilhas escondidas e já navegou do norte ao sul, da barragem à ponte JK.

"Parece loucura, mas é uma meta, um sonho realizado", destaca Leek. Segundo ele, a solidão é reveladora: "Ela ensina a valorizar a vida, a família, os amigos e a não duvidar da própria capacidade de superar limites”.

O barco
O Catamarã 16” foi o barco escolhido para a navegação. Por ter dois flutuantes é um barco rápido. Caso virasse, o velejador teria grande dificuldade em desvirá-lo: seria necessário pedir ajuda aos pontos de apoio.

Este barco pode navegar em águas rasas de até 60cm de profundidade, podendo chegar bem próximo às margens do lago. Para que o recordista pudesse levar seus objetos, algumas adaptações foram feitas.

Objetivos traçados para a conquista do recorde
> Estabeleceu um recorde de navegação (águas abrigadas)
> Percorrer o maior número de milhas
> Incentivar os jovens para a prática desse esporte
> Fazer filmagens e fotos da fauna e flora das margens do lago
> Mostrar quem vive do lago como esporte, pesca, turismo e lazer

Redação: RankBrasil
Revisão: Fátima Pires