Maior produtor de lápis

A subsidiária da Faber-Castell no Brasil produz 1,9 bilhão de unidades por ano. Com este total seria possível dar seis voltas ao redor do planeta Terra

28/05/2013
16942 Acessos
Imprimir
Maior produtor de lápis
Somente no Brasil, Faber-Castell produz 1,9 bilhão de lápis por ano
O Brasil é o Maior produtor de lápis do mundo, com destaque para a subsidiária da Faber-Castell em São Carlos - SP, que produz 1,9 bilhão de unidades por ano (dados de março de 2013).

De acordo com o site da própria empresa, unindo os lápis um atrás do outro, com esse total seria possível dar seis voltas ao redor do planeta Terra.

Diariamente são produzidos seis milhões de unidades, número que daria para formar uma fileira entre Brasília - DF e Salvador - BA.

Fundada em 1761, a Faber-Castell tem sede na Alemanha e 14 fábricas espalhadas pelo mundo. No Brasil, a empresa conta com 2.700 colaboradores, com produção de mais de mil itens que abastecem o mercado interno e são exportados para mais de 70 países.

A madeira utilizada na fabricação dos lápis é o pinus, que tem um ciclo de 25 anos no Brasil, propiciado pelo bom clima da região. Para um melhor desenvolvimento da árvore, o primeiro desbaste é realizado após oito anos, o próximo depois de 12 anos, e um terceiro corte acontece aos 18 anos.

Cada árvore rende em média três mil lápis, e 100% da madeira é utilizada. Seus restos, como cascas e recortes, são vendidos para indústrias interessadas. O projeto é totalmente sustentável, merecendo muito respeito.


Fonte: Faber-Castell
Redação: Raquel Susin
Revisão: Fátima Pires