Produtor a protagonizar o maior número de peças em menor tempo

Em um mesmo final de semana, Renato Papa foi o ator principal de quatro produções teatrais: ‘Aquilo não cabe no caixão!’, ‘Casa, comida e alma lavada’, ‘A sogra que pedi a Deus’ e ‘A vida secreta de Batman e Robin´

03/04/2012
7037 Acessos
Imprimir
Produtor a protagonizar o maior número de peças em menor tempo
Foto: Arquivo pessoal - Renato Papa
Renato Papa, de São Paulo, entra para o RankBrasil em 2012 por ser o Produtor a protagonizar o maior número de peças em menor tempo.

Em um mesmo final de semana, nos dias 13 a 15 de janeiro, ele protagonizou quatro diferentes peças teatrais, as quais também assina como produtor: ‘Aquilo não cabe no caixão!’, ‘Casa, comida e alma lavada’, ‘A sogra que pedi a Deus’ e ‘A vida secreta de Batman e Robin’.

O recordista iniciou sua carreira como ator em 1988, motivado pela arte de representar. Depois de dez anos, começou a atuar também como produtor, comprovando sua paixão pelo teatro.

Para Renato Papa, estar no palco e fazer uma plateia rir ou chorar é motivo de muita emoção. “Tudo que sinto, vejo, escuto, tudo que vivo é voltado para a arte de representar”, diz.

Sobre as dificuldades da profissão, ele afirma que a maior é abrir mão da família, amigos, encontros e festas. “Costumo dizer que atuar não é uma profissão, mas um estilo de vida. Minha vida é sempre em função da arte”, revela.

Dedicação que agora é recompensada com um recorde brasileiro: “Estou sem palavras. Ser reconhecido pelo RankBrasil é um privilégio, um orgulho, uma honra. É muito bom ver que todo o esforço valeu a pena e esta conquista será lembrada para sempre”.

Pelo título, Renato Papa agradece a Deus, aos seus irmãos Marcos e Carlos, à mãe Arlete, aos avós José Papa e Amália, ao pai Luiz Carlos Paes Campos, falecido em 2000 e a toda família. “Todos torceram muito por mim”, conta.

Ele também menciona o incentivo de seus grandes amigos Fernando Ferreira e Fernanda Hernandez, e ainda estende os agradecimentos a Sérgio Luiz, Ronaldo de Castro e J.C. Rocco, Sebastião Apollônio,Wilson Coca e a todas as pessoas que acompanham seu trabalho.

Trabalhos
Entre os principais trabalhos realizados, Renato Papa destaca as peças que ainda estão em cartaz ‘A vida secreta de Batman e Robin’, ‘Casa, comida e alma lavada’ e ‘A sogra que pedi a Deus’, além dos musicais ‘Hair’, ‘Rocky horror show’, ‘Bye bye birdie’, ‘Grease’, ‘Um Deus chamado dinheiro’ e ‘Young Frankenstein’.

O papel que ele mais gosta de representar é a Dona Zumira, da comédia ‘A sogra que pedi a Deus’. “Tive a sorte de dar vida para essa personagem: ela é maravilhosa, um universo riquíssimo, carismática, apaixonante, além de ser um dos trabalhos mais difíceis que já fiz”, diz.

Como produtor, o recordista comenta que seu mais importante trabalho é ‘Casa, comida e alma lavada’: “Nesta peça, conseguimos fazer com simplicidade de cenário e iluminação uma grande produção, sucesso absoluto de público”.

Reconhecimento
Em 2011, Renato Papa recebeu o Troféu ‘Geórgia Gomide’, de comédia, criado pelo jornalista Jaime Palhinha. “Foi o primeiro prêmio destinado à comédia e tive a honra de ser escolhido entre tantos talentos”, comenta.

PEÇAS TEATRAIS

‘Aquilo não cabe no caixão!’
Augusto é gerente de uma agência funerária e tem em mãos o primeiro funeral para conduzir. Enquanto isso, os filhos de uma defunta tentam a todo custo encontrar sua fortuna escondida. No dia do enterro, entretanto, tudo desaparece: o dinheiro, o corpo e as carpideiras (mulheres que choram pelo defunto).

‘Casa, comida e alma lavada’
A peça mostra a dinâmica da relação amorosa e a transformação do casal Tânia Mara e Luís Alberto, desde o romantismo açucarado do namoro até a implicância com as manias e defeitos depois de certo tempo. Personagens e plateia interagem em um clima de intimidade, buscando entender o amor e o relacionamento de forma leve e divertida.

‘A sogra que pedi a Deus’
Flávia e Renato são apaixonados, casados há alguns anos e finalmente conseguem marcar a viagem de seus sonhos para o Caribe. Porém, Flávia tem suas férias canceladas. Renato, que já está de férias, descobre que não pode mais viajar e ainda por cima tem que aguentar a sogra, Dona Zulmira, que devido a um problema em seu apartamento, fica hospedada por alguns dias com o casal. Renato e a sogra não se suportam e ela tem o prazer em transformar a vida do genro em um verdadeiro inferno.

‘A vida secreta de Batman e Robin’
A peça traz um texto cheio de humor inteligente e cômico, onde Batman e Robin terão que enfrentar uma fórmula secreta que muda suas personalidades. Batman passa por uma crise e seu amigo inseparável fica decepcionado ao descobrir que ele frequenta uma boate gay.

Redação: Fátima Pires

Algumas citações na mídia:
Jornal Montes Claros