Primeiro telejornal do Brasil

´Imagens do Dia´ foi ao ar pela primeira vez no dia 19 de setembro de 1950, das 21h30 às 22h, na TV Tupi

18/07/2009
14462 Acessos
Imprimir
Primeiro telejornal do Brasil
O telejornal ´Imagens do Dia´ entra para o RankBrasil por ser o primeiro do país. Sua estreia aconteceu um dia após a fundação da TV Tupi de São Paulo.

Sobre o primeiro apresentador, existem controvérsias: alguns afirmam ter sido Ribeiro Filho, outros apontam Maurício Loureira Gama e outros ainda citam Ruy Rezende. O que se pode afirmar é que, com o passar do tempo, Gama se tornou o jornalista oficial do telejornal.

Com a precariedade dos aparelhos utilizados e a inexistência do VT, as notícias eram gravadas em ´externas´, com uma pequena câmara cinematográfica da RCA, pelos cinegrafistas Alfonso Zimbas e Paulo Salomão. As cenas capturadas eram encaminhadas para Jorge Kurkjian, que revelava os filmes no laboratório de cinematografia da emissora. Quando o telejornal ia para o ar, o apresentador lia e comentava a notícia.

Loureiro Gama reformou a linguagem da notícia jornalística para uma ´conversa´ entre o apresentador e o telespectador, criando assim, uma linguagem própria para o telejornalismo que perdura até os dias de hoje.

No início das apresentações, os intervalos entre um bloco e outro eram muito grandes, deixando o telespectador cansado. Aos poucos, a TV começou a definir padrões de horários em sua programação e o público começou a associar os horários de seus programas favoritos as suas atividades diárias.

O telejornal ´Imagens do Dia´ ficou no ar por três anos e foi substituído pelo ´Telenotícias Panair´, com horário definido para as 21h.

Redação: Raquel Susin