Primeiro longa-metragem protagonizado por jovens Down

Recorde é do filme ‘Colegas’, que apresenta como atores principais Ariel Goldenberg, Rita Pokk e Breno Viola, indivíduos com a síndrome

02/03/2013
2706 Acessos
Imprimir
Primeiro longa-metragem protagonizado por jovens Down
Filme recordista traz a importância da inclusão social de pessoas com Down
O filme ‘Colegas’, que entra para o RankBrasil principalmente pela importância da inclusão social, é o primeiro longa-metragem do país protagonizado por jovens Down.

Estreando no Brasil em 01 de março de 2013, a obra cinematográfica tem como atores principais três indivíduos com a síndrome: Ariel Goldenberg e Rita Pokk (que são casados na vida real), e Breno Viola.

Dirigido pelo cineasta carioca Marcelo Galvão, o longa traz os personagens Stalone (Ariel), Aninha (Rita) e Márcio (Breno), que são apaixonados por cinema. Um dia, inspirados pelo filme Thelma & Louise, eles vão em busca de seus sonhos, fugindo da instituição em que vivem com o carro do jardineiro, interpretado por Lima Duarte.

Stalone quer ver o mar, Márcio almeja voar e Aninha deseja encontrar um marido para se casar. Na viagem, eles experimentam o sabor da liberdade e se envolvem em diversas confusões e aventuras, como se a vida fosse uma eterna brincadeira.

Entre os atores, o filme traz Leonardo Miggiorin, Marco Luque, Juliana Didone, Christiano Cochrane, Daniele Valente, Otavio Mesquita e Germano Pereira, além de contar com mais 60 jovens com Síndrome de Down no elenco de apoio.

Premiações
Antes mesmo de ser lançado, o filme foi premiado em dois importantes festivais de cinema. Em 2008, por decisão unânime, o longa-metragem recebeu o prêmio de Melhor Roteiro do Festival de Cinema de Paulínia.

No Festival de Gramado, um dos mais importantes eventos de cinema do Brasil, que aconteceu em agosto de 2012, ‘Colegas’ venceu nas categorias Melhor Filme (Kikito), Melhor Direção de Arte e Prêmio Especial do Júri, este último dado ao trio de atores com Síndrome de Down.


Fontes: Educar para Crescer, Blog do filme Colegas, UOL Entretenimento e Movimento Down
Redação: Fátima Pires