Primeira fotografia oficial tirada no Brasil

Recorde é do frances Louis Compte, que introduziu no Rio de Janeiro o processo fotográfico chamado Daguerreotipia

18/02/2012
17869 Acessos
Imprimir
Primeira fotografia oficial tirada no Brasil
A Primeira fotografia oficial tirada no país, que entra para o RankBrasil, foi feita pelo francês Louis Compte, que introduziu no Rio de Janeiro o processo fotográfico chamado Daguerreotipia.

Ele chegou de Paris no dia 16 de janeiro de 1840 e realizou três demonstrações sobre o funcionamento da espécie de máquina fotográfica, apresentando o instrumento ao imperador D. Pedro II.

As fotos foram expostas no outro dia, no Hotel Pharoux, no Largo do Paço, ilustrando o chafariz do Largo, a Praça do Peixe, o Mosteiro de São Bento e todos os outros objetos circunstantes.

Difusão da técnica
Entusiasmado com a nova invenção, apesar de ter apenas 14 anos, D. Pedro II encomendou um equipamento de Daguerreotipia e promoveu a arte fotográfica brasileira, difundindo a nova técnica por todo o país.

Primeira experiência
Um dos pioneiros da fotografia no Brasil foi o pintor e naturalista francês, Antoine Hercules Romuald Florence, que chegou ao país em 1824 e se estabeleceu em Campinas – SP.

Em 1833, ele fotografou através da câmara escura, com uma chapa de vidro e usou papel sensibilizado para a impressão por contato. Florence chamou o experimento de ‘Photografie’.


Fontes: Biblioteca Virtual do Amazonas, Diário de Fotógrafo e Wikipédia
Redação: Fátima Pires