Primeiro brasileiro a vencer na DTM

Piloto curitibano conquista pódio inédito na principal categoria de turismo do automobilismo europeu

28/10/2012
3480 Acessos
Imprimir
Primeiro brasileiro a vencer na DTM
O piloto paranaense Augusto Farfus Jr, que entra para o RankBrasil, conquistou um feito inédito para o país.

Em sua temporada de estreia, ele se tornou o primeiro brasileiro a vencer uma prova na história da DTM – principal categoria de turismo do automobilismo europeu.

Com o tempo de 1h08m22s522, alcançou o topo do pódio na corrida realizada no autódromo Ricardo Tormo, em Valência, na Espanha, em 30 de setembro de 2012. Representando a BMW, o piloto já saiu em vantagem em relação a seus concorrentes, após obter a pole position (primeira posição no grid de largada).

Farfus conseguiu uma boa vantagem depois de sua primeira parada obrigatória na prova e manteve a liderança até o final. Em entrevista para as mídias locais, o piloto confessou que completou a última volta com lágrimas nos olhos, comparando a vitória a um presente.

Natural de Curitiba – PR e aos 29 anos de idade, o recordista já havia conquistado outra marca na DTM. No mês de maio deste ano, ele se tornou o primeiro piloto do Brasil a ganhar um troféu na competição, pelo terceiro lugar no pódio da etapa de Lausitz, na Alemanha. Campeão da Fórmula 3000 Europeia no ano de 2003, Farfus obteve dois terceiros lugares no Campeonato Mundial de Turismo (WTCC).

DTM
DTM vem da sigla em alemão Deutsche Tourenwagen Masters, que em português significa Campeonato Alemão de Turismo. Apesar de ser sediada na Alemanha, a competição também é realizada na Espanha, Áustria, Inglaterra e Holanda, reunindo pilotos de outras nacionalidades.


Fontes: Globo Esporte, Gazeta do Povo e Portal Terra
Redação: Fátima Pires