Primeiro brasileiro campeão olímpico no salto com vara

Com a marca de 6,03m, Thiago Braz conquistou o ouro nas Olimpíadas do Rio, entrando para o RankBrasil

15/08/2016
3724 Acessos
Imprimir
Primeiro brasileiro campeão olímpico no salto com vara
O atleta Thiago Braz conquistou a medalha de ouro nas Olimpíadas do Rio ao saltar 6,03m / Foto: Wander Roberto_Exemplus_COB
O paulista Thiago Braz da Silva entra para o RankBrasil por ser o Primeiro brasileiro campeão olímpico no salto com vara. Nos Jogos Olímpicos do Rio de Janeiro (RJ), realizados em 2016, o atleta faturou o ouro na modalidade ao saltar 6,03m, com direito a recorde olímpico.

Para ganhar a medalha dourada, o brasileiro precisou passar dos seis metros de altura, algo que nunca havia feito antes. Na decisão, venceu o até então campeão olímpico e recordista mundial indoor, o francês Renaud Lavillenie, que ficou com a prata com um salto de 5,98m e reclamou das vaias da torcida. O americano Sam Kendricks levou o bronze com 5,85m.

Thiago nasceu na cidade de Marília (SP), no dia 16 de dezembro de 1993. Aos três anos de idade foi abandonado pela mãe e criado pelos avós, e foi o tio quem o levou para o atletismo e o incentivou no esporte.

Atualmente atleta das Forças Armadas, entre outras conquistas do recordista estão a prata nos Jogos Olímpicos da Juventude, em Cingapura (2010) e o ouro no Mundial Sub-20, em Barcelona (2012), que também rendeu o recorde junto ao RankBrasil de Melhor marca brasileira no salto com vara no juvenil.

Para alcançar melhores resultados, Thiago se mudou para a Itália e passou a ser treinado pelo ucraniano Vitaly Petrov, considerado o papa do salto com vara no mundo. Este treinou o também ucraniano Sergei Bubka, tido como o maior atleta de salto com vara da história, e a russa recordista mundial na modalidade, Yelena Isinbayeva.