Primeiro atleta a vencer a Corrida de São Silvestre

Em 1925, brasileiro terminou a prova em 23min10s, em um percurso de 6,2 mil metros

31/12/2012
5999 Acessos
Imprimir
Primeiro atleta a vencer a Corrida de São Silvestre
Alfredo Gomes foi o primeiro campeão da Corrida de São Silvestre - Imagem: Portal R7
O brasileiro Alfredo Gomes, que entra para o RankBrasil, foi o primeiro atleta a vencer a Corrida de São Silvestre, fazendo o tempo de 23min10s, em um percurso de 6,2 mil metros.

A prova começou em 31 de dezembro de 1924 e terminou em 1° de janeiro de 1925. Na época, a São Silvestre, que atualmente é a mais tradicional corrida de rua do país, não acontecia no período da tarde. Começava perto da meia-noite, ou seja, na virada do ano: era o evento do réveillon.

No ano de início da corrida, de acordo com o regulamento, os 25 primeiros atletas eram premiados com medalhas, mas para ser incluído na lista de classificados, o competidor tinha que chegar até cinco minutos após o campeão.

O primeiro vencedor da competição atuava pelo Clube Espéria, de São Paulo. Além de atleta, Alfredo tinha um trabalho inusitado: era empregado da Cia Telefônica e sua função era percorrer as linhas de transmissão em plena Serra do Mar, para livrá-las da interferência do crescimento indesejável de algumas árvores.



Nas Olimpíadas de Paris
O recordista também foi o primeiro negro brasileiro a disputar o atletismo em Olimpíadas, na cidade de Paris, na França, em 1924 – um ano antes de vencer a São Silvestre. Apesar de ser o favorito nos 5.000m, ele não conseguiu subir ao pódio dos Jogos Olímpicos.

A corrida
A Corrida Internacional de São Silvestre, que acontece em São Paulo, era disputada somente por brasileiros até a sua 20ª edição. A partir de 1945, a prova assumiu caráter internacional com a presença de convidados do Chile e Uruguai. Mais tarde, a competição foi aberta para atletas americanos, europeus, africanos e asiáticos, tornando-se famosa em todo o mundo.


Fontes: Estadão, Rede Record, Gazeta Esportiva e Clube Espéria
Redação: Fátima Pires