Primeira medalha do boxe feminino em Olimpíadas

Com o bronze, pugilista quebra jejum de 44 anos do Brasil sem subir no pódio pelo esporte e ganha a medalha número 100 da seleção verde e amarela nas Olimpíadas

08/08/2012
4663 Acessos
Imprimir
Primeira medalha do boxe feminino em Olimpíadas
Adriana Araújo é a primeira brasileira a vencer uma luta do boxe feminino em Olimpíadas e a primeira a ganhar uma medalha na modalidade, que estreou nos Jogos de Londres, em 2012. Apesar de perder a semifinal para a russa Sofya Ochigava, nesta quarta-feira (08), ela conquistou o bronze.

A pugilista, que agora está no RankBrasil, quebrou um jejum de 44 anos do país sem subir no pódio olímpico pelo esporte, além de entrar para a história com a medalha número 100 da seleção verde e amarela. Ela também é a primeira brasileira medalhista no peso leve do boxe (até 60kg).

Pelas quartas de final, a atleta derrotou a marroquina Mahjouba Oubtil, garantindo a medalha de terceiro lugar. Pelas regras do boxe olímpico, as duas perdedoras das semifinais levam o bronze. Bolsista do Ministério do Esporte, Adriana se classificou para os Jogos Olímpicos durante o Campeonato Mundial Feminino de Boxe, em Qinhuangdao, na China, que contou com a participação de 341 atletas, de 77 países.

Carreira
Adriana nasceu em Salvador – BA, em 04 de novembro de 1981. Entre os 12 e 17 anos, ela treinou futebol e chegou a jogar pelo Vitória – BA. A atleta descobriu o boxe por acaso, quando praticou o esporte para perder peso. Com 30 anos de idade, há 12 ela começou a lutar.

Entre outros títulos conquistados, a pugilista possui o pentacampeonato Pan-Americano, nos anos de 2005 e entre 2007 e 2010. Também venceu o Campeonato Sul-Americano em Medelin, na Colômbia, em 2010 e foi sete vezes campeã brasileira, nos anos de 2002 a 2005 e 2008 a 2010.

Medalha número 100 do Brasil
A medalha de Adriana foi a número 100 do Brasil em Olimpíadas. Até Pequim, o país havia conquistado 91 medalhas. Em Londres foram oito antes de a pugilista garantir ao menos o bronze. Na história da competição, a primeira medalha brasileira foi obtida por Guilherme Paraense, no tiro, em Antuérpia, na Bélgica, no ano de 1920, quando os brasileiros participaram pela primeira vez dos Jogos Olímpicos.

Primeira medalha do boxe
A primeira medalha do boxe brasileiro em Olimpíadas e a única antes dos Jogos de Londres, foi um bronze, conquistado pelo ex-pugilista Servílio de Oliveira, na Cidade do México, em 1968. No boxe feminino, a atleta Érica dos Santos Matos também fez história no esporte em Londres, por ser a primeira mulher do país a subir no ringue e lutar boxe olímpico.


Fontes: Ministério do Esporte, Band Sports, Wikipédia e blog oficial de Adriana Araújo
Redação: Fátima Pires