Primeira brasileira a lutar boxe em Olimpíadas

Pugilista realizou um feito inédito para o esporte nacional ao subir no ringue dos Jogos de Londres

07/08/2012
7982 Acessos
Imprimir
Primeira brasileira a lutar boxe em Olimpíadas
A baiana Érica dos Santos Matos, que entra para o RankBrasil, fez história no esporte nacional ao participar dos Jogos de Londres. Apesar de ser eliminada na fase inicial, ela foi a primeira brasileira a subir no ringue e lutar boxe em Olimpíadas.

A modalidade no feminino foi integrada ao programa olímpico em 2012. Érica estreou em 05 de agosto, em disputa no peso mosca (até 51kg), contra a venezuelana Karlha Magliocco. A pugilista perdeu a luta, mas comemorou o feito inédito, porque será lembrada para sempre na memória do boxe nacional.

“Tudo o que eu fiz foi para as outras meninas que estão vindo atrás de mim, para que elas se motivem, para que elas se sintam à vontade, porque não é difícil”, disse a boxeadora brasileira após a luta, em entrevista ao Globo Esporte.

Bolsista do Ministério do Esporte, Érica nasceu em Salvador – BA, em 24 de maio de 1983. A atleta era jogadora de futsal na adolescência e só começou a ter aulas de boxe aos 22 anos. Quatro meses depois, ela disputou seu primeiro Campeonato Brasileiro e ganhou o título.

Com 29 anos, a atleta possui o hexacampeonato brasileiro de boxe, com vitórias nos anos de 2005 e de 2007 a 2011. Em 2010, a pugilista também conquistou o Campeonato Sul-Americano e foi tricampeã do Campeonato Pan-Americano.

Primeiras do mundo
Pouco antes de a brasileira subir no ringue nos Jogos de Londres, a russa Elena Savelyeva e a norte-coreana Kim Hye Song se tornaram as primeiras mulheres do mundo a competir no boxe olímpico. Savelyeva venceu e se classificou para as quartas de final.

Boxe olímpico
O boxe está presente nas Olimpíadas desde os Jogos de St. Louis, nos EUA, em 1904, com exceção do torneio em Estocolmo, em 1912, devido a uma lei sueca que bania a prática do esporte em seu território. O Brasil participou pela primeira vez da modalidade em 1936, nos Jogos de Berlim, na Alemanha. Até 2008, em Pequim, o boxe era praticado apenas por homens.


Fontes: Ministério do Esporte, Globo Esporte, Wikipédia e Time Brasil
Redação: Fátima Pires