Governo lança um dos maiores programas de bolsa no exterior

Os primeiros 1.500 bolsistas, que vão para os Estados Unidos, já foram anunciados

15/12/2011
4572 Acessos
Imprimir
Governo lança um dos maiores programas de bolsa no exterior
A presidente Dilma Rousseff lançou na última terça-feira (13), um dos maiores programas de bolsa de estudo do Brasil no exterior.

Na cerimônia foram anunciados os primeiros 1.500 bolsistas que participam do ‘Ciência sem Fronteiras’ e vão para os Estados Unidos.

Eles terão direito a uma mensalidade no valor de 870 dólares, passagens aéreas de ida e volta, seguro saúde, além de alojamento e refeições.

Durante o evento também foram assinados acordos com empresas que fornecerão 26 mil bolsas e aberto um edital para outras 12,5 mil vagas, com destino ao Reino Unido, Alemanha, Itália, França e Canadá.

O objetivo do governo é oferecer 101 mil bolsas de estudo para graduação e pós até 2014, ao custo estimado de R$ 3,5 bilhões.

Ciência sem Fronteiras
O programa é realizado através da parceria entre Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes), Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq), Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação, e Ministério da Educação.

Seleção
Para receber a bolsa, o aluno passa por uma seleção feita pela Capes e pela universidade que o receberá, e qualificação no idioma. As notas do Enem ou do vestibular e do seu curso de graduação também fazem parte da avaliação.

Inscrições e informações
As inscrições podem ser realizadas até o dia 15 de janeiro de 2012. A previsão é de que os estudantes selecionados estejam nos países de destino em março. Veja aqui informações sobre o programa e os editais.

Redação: Fátima Pires