Governo lança um dos maiores programas de bolsa no exterior
Os primeiros 1.500 bolsistas, que vão para os Estados Unidos, já foram anunciados
A presidente Dilma Rousseff lançou na última terça-feira (13), um dos maiores programas de bolsa de estudo do Brasil no exterior.Na cerimônia foram anunciados os primeiros 1.500 bolsistas que participam do ‘Ciência sem Fronteiras’ e vão para os Estados Unidos.
Eles terão direito a uma mensalidade no valor de 870 dólares, passagens aéreas de ida e volta, seguro saúde, além de alojamento e refeições.Durante o evento também foram assinados acordos com empresas que fornecerão 26 mil bolsas e aberto um edital para outras 12,5 mil vagas, com destino ao Reino Unido, Alemanha, Itália, França e Canadá.
O objetivo do governo é oferecer 101 mil bolsas de estudo para graduação e pós até 2014, ao custo estimado de R$ 3,5 bilhões.
Ciência sem Fronteiras
O programa é realizado através da parceria entre Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes), Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq), Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação, e Ministério da Educação.
Seleção
Para receber a bolsa, o aluno passa por uma seleção feita pela Capes e pela universidade que o receberá, e qualificação no idioma. As notas do Enem ou do vestibular e do seu curso de graduação também fazem parte da avaliação.
Inscrições e informações
As inscrições podem ser realizadas até o dia 15 de janeiro de 2012. A previsão é de que os estudantes selecionados estejam nos países de destino em março. Veja aqui informações sobre o programa e os editais.Redação: Fátima Pires