RankBrasil celebra o Dia do Professor

Data deve ser lembrada com o objetivo de valorizar os responsáveis pela educação no país

15/10/2012
2854 Acessos
Imprimir
RankBrasil celebra o Dia do Professor
O RankBrasil celebra nesta segunda-feira, 15 de outubro, o Dia do Professor, com o objetivo de valorizar os responsáveis pela educação no país.

Um dos recordes relacionados com a data e que merece destaque é o de Aula com maior tempo de duração, que aconteceu em 2003, na cidade de Teresópolis, no Estado do Rio de Janeiro.

O professor de Biologia, Leandro Coutinho, lançou o desafio dentro do projeto ‘Sou louco por Biologia’, realizando um ‘aulão’ durante 24 horas, preparando melhor os estudantes do terceiro ano do segundo grau para o vestibular.

A iniciativa de Leandro Coutinho – digna de aplausos – é uma de tantas maneiras que professores das mais diferentes regiões do Brasil tentam incrementar a educação no país, ajudando a construir um futuro melhor para os alunos.

O RankBrasil ainda lembra um recorde recente, de Maior apelo estudantil pela paz, que envolveu 51 escolas municipais. Orientados por seus professores, mais de 28 mil estudantes de Campo Grande – MS registraram diferentes sonhos de paz, que vão se transformar em um livro.

A data
No dia 15 de outubro de 1827, o então Imperador do Brasil, Pedro I, baixou um Decreto Imperial criando o Ensino Elementar no país. Mas somente 120 anos depois, em 1947, ocorreu a primeira comemoração dedicada ao professor.

A ideia surgiu entre quatro professores de São Paulo, que organizaram uma parada com o intuito de comemorar a data e também traçar novos rumos para o próximo ano. O dia foi oficializado nacionalmente como feriado escolar pelo Decreto Federal número 52.682, de 14 de outubro de 1963.

O motivo do feriado é definido no decreto: “Para comemorar condignamente o Dia do Professor, os estabelecimentos de ensino farão promover solenidades, em que se enalteça a função do mestre na sociedade moderna, fazendo participar os alunos e as famílias”.

Redação: Fátima Pires