Mais rápido percurso de bicicleta de Uiramutã ao Chuí

Recorde pertence ao ciclista de Calda Novas (GO), Leandro Carlos da Silva Oliveira, que completou o desafio em 44 dias

21/09/2021
20698 Acessos
Imprimir
Mais rápido percurso de bicicleta de Uiramutã ao Chuí
Ciclista percorreu 9.928,36 quilômetros entre os extremos do país, passando por 15 capitais brasileiras / Foto: Arquivo recordista
O ciclista de Caldas Novas (GO), Leandro Carlos da Silva Oliveira quebra recorde junto ao RankBrasil em 2021 de Mais rápido percurso de bicicleta de Uiramutã (RR) ao Chuí (RS). Ele completou o desafio em 44 dias, percorrendo 9.928,36 quilômetros entre os extremos do Brasil e passando por 15 capitais.

Leandro começou o percurso em Roraima e depois seguiu para o Amazonas. De lá foi para o Pará, Maranhão e Piauí. Então passou pelo Ceará, Rio Grande do Norte, Paraíba e Pernambuco. Também percorreu o estado do Alagoas, Sergipe e Bahia, seguindo para o Espírito Santo. Ainda passou pelo Rio de Janeiro, São Paulo, Paraná e Santa Catarina, até chegar ao Rio Grande do Sul.

De acordo com o recordista, a cicloviagem surgiu de maneira despretensiosa, numa tentativa de espairecer a mente. “No decorrer do processo isso acabou se tornando um estilo de vida. As coisas foram acontecendo naturalmente até que o ciclismo se tornou a minha profissão”, conta.

Ele comenta que a travessia de norte a sul do Brasil nasceu da busca de construir grandes feitos com a bike. “Ao descobrir que existia esse percurso eu vi uma oportunidade de conhecer o meu limite”.

Entre as principais dificuldades, Leandro enumera a disputa de espaço com os veículos automotivos, a privação de sono para conseguir quebrar o recorde e até o impacto de uma surpresa durante a trajetória: “Enquanto eu dormia em uma pousada, um ladrão desabou pelo teto caindo dentro do meuquarto”, lembra.

Segundo o ciclista, que tem atualmente 30 anos e é natural deParnarama (MA), o percurso foi uma experiência extremamente satisfatória e gratificante. “Ter a oportunidade de ver e sentir todos os contrastes sociais, culturais e econômicos de um país tão rico em diversidade é uma oportunidade para poucos”.

Leandro afirma que ao terminar a jornada uma sensação de dever cumprido tomou conta dele. “Junto com a vitória vem a felicidade e o bombardeio de diversas outras emoções. Ao final, a alegria se misturou com as lágrimas”, comenta.

Conforme ele, o recorde brasileiro é a descoberta de sua capacidade, mostrando que qualquer pessoa pode superar seus limites. “Realizar grandes feitos não me faz diferente de ninguém, porém mostra que qualquer pessoa determinada, dedicada, com disciplina, foco e muita fé será capaz de realizar feitos extraordinários. Não existe nada mais poderoso do que uma pessoa que age com muita fé”, finaliza.



Recorde Superado:

RecordistaCidade/ Estado Dias para a travessia Ano
Leandro Carlos da Silva OliveiraCaldas Novas /GO442021
Marcelo Florentino SoaresSão Paulo/ SP452021
Luís Fernando Marana ZogaibValinhos / SP502020
Marcelo Florentino SoaresSão Paulo / SP 57 2015