Maior participação em corridas de rua

Com a marca de 1.636, recorde pertence ao atleta da cidade de Curitiba (PR), Gilberto da Silva

23/11/2020
6069 Acessos
Imprimir
Maior participação em corridas de rua
O atleta Gilberto da Silva participou de 1.636 corridas, em 308 cidades brasileiras / Foto: Arquivo recordista
O atleta de Curitiba (PR), Gilberto da Silva entra para o RankBrasil em 2020 pelo recorde de Maior participação em corridas de rua. Desde 1999 quando competiu pela primeira vez, ele já marcou presença em 1.636 corridas, que foram realizadas nos diferentes estados brasileiros e também no distrito federal.

Sua história como atleta foi estimulada por um Infarto Agudo do Miocárdio (IAM), sofrido em 1998 e que quase o levou à morte. Na época ele tinha 44 anos de idade. “Pode ser contraditório, mas o ataque cardíaco acabou sendo bom para mim”, afirma.

Gilberto explica que com o infarto ele aprendeu a viver. “Abandonei hábitos arraigados por anos e parei de fumar. Não tomo mais medicamentos. Tenho uma alimentação saudável e faço seis refeições diárias nos horários certos. Descobri as corridas de rua e me tornei uma pessoa feliz”.

Segundo o recordista, depois do problema cardíaco ele ingressou no Heart Care Network, do Hospital do Coração de Curitiba. “É um programa de prevenção secundária destinado a pacientes que passaram por cirurgia do coração ou que sofreram um infarto”, conta.

Sua participação no programa foi gratuita. Ele teve o acompanhamento de uma equipe multidisciplinar formada por cardiologistas, enfermeira, psicóloga, nutricionista, fisioterapeuta, farmacêutica, assistente social e um grupo de recuperação cardíaca.

A estreia nas competições aconteceu na Maratona Ecológica de Curitiba, em novembro de 1999. “Nos anos seguintes as corridas entraram pretensiosamente em minha vida”, diz. Conforme ele, esta jornada proporcionou, no decorrer destes 21 anos, um aumento de seu conhecimento nas áreas do esporte, cultura, gastronomia e turismo. “De sobra conquistei várias amizades”.

De acordo com o recordista, das 1.636 corridas que participou 1.107 foram diferentes, com a participação em 308 cidades brasileiras. Ele também correu em 32 edições de corridas de São Silvestre no espaço de 13 anos em 24 cidades diferentes. Nas competições, já acumula 469 troféus de premiação e 1.484 medalhas de participação.

Em um ano o atleta chegou a competir em 161 corridas e participou de 20 provas em apenas um mês. O recordista ainda é o responsável pela organização de 367 corridas, sendo 100 diferentes. “Estas são as marcas de um infarto”, finaliza.

Outros recordes
Gilberto ainda organizou as 144 edições da Corrida da Lua Cheia e as 62 da Corrida da Lua Cheia Kids. Estas competições, que acontecem no Paraná, também estão no RankBrasil como Corrida de rua mais realizada e Corrida de rua infantojuvenil mais realizada.