Mais antigo parque zoobotânico

Fundado em 1895, recorde é do Parque Zoobotânico do Museu Paraense Emílio Goeldi, que fica em Belém – PA

27/02/2013
4053 Acessos
Imprimir
Mais antigo parque zoobotânico
Parque Zoobotânico do Museu Paraense Emílio Goeldi - Imagem: divulgação
O Mais antigo parque zoobotânico do país, que agora está no RankBrasil, é o Parque Zoobotânico do Museu Paraense Emílio Goeldi.

Com uma área de 5,2 hectares, está situado no centro urbano de Belém – PA e é um instrumento educativo, cultural e de preservação da natureza. Fundado em 1895, recebe anualmente cerca de 200 mil visitantes.

Além de abrigar uma significativa mostra da fauna e flora amazônicas, inclusive com animais silvestres e em extinção à vista de todos, concentra as atividades educativas do Museu Goeldi, tal como um laboratório para aulas práticas.

São cerca de mil animais e duas mil plantas. Entre os exemplares da flora estão árvores de maior porte como a samaumeira e o guajará. Na fauna, as espécies que se destacam pela procura dos visitantes são a arara-azul e o jacaré-açu.

O local também abriga um importante conjunto paisagístico, formado por edificações do século 19 e início do 20, monumentos, lagos, recintos de animais e vegetação. Por sua importância, é Patrimônio Histórico Nacional e também patrimônio da cidade, um lugar de memória para seus moradores.

Educação ambiental
As atividades educacionais no parque são desenvolvidas em conjunto pelo Serviço de Educação e Extensão (SEC) e Serviço do Parque Zoobotânico (SPZ), com o apoio da Sociedade Zeladora do Museu Paraense Emílio Goeldi.

Entre os objetivos dos trabalhos estão conscientizar a sociedade sobre a importância da conservação dos recursos naturais, difundir conhecimentos sobre a flora e fauna nativas da Amazônia, e contribuir com a redução dos problemas ambientais da região.

Museu Emílio Goeldi
O Museu é uma instituição de pesquisa vinculada ao Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação. Desde a fundação, em 1866, suas atividades se concentram no estudo científico dos sistemas naturais e socioculturais da Floresta Amazônica. É reconhecido mundialmente como uma das mais importantes instituições de investigação científica sobre a Amazônia brasileira.


Fontes: Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação e Parque Zoobotânico do Museu Paraense Emílio Goeldi
Redação: Fátima Pires