Maior quilometragem fantasiado em uma única prova

Roberto de Souza Pinho supera o próprio recorde ao correr 70km vestido de Homem-Aranha

07/10/2022
5772 Acessos
Imprimir
Maior quilometragem fantasiado em uma única prova
Recordista completou a Ultramaratona JR em 11 horas e 29 minutos e conquistou o 13° lugar / Foto: Arquivo recordista
O advogado de Belém (PA), Roberto de Souza Pinho quebra o próprio recorde junto ao RankBrasil em 2022 de Maior quilometragem fantasiado em uma única prova. Ele percorreu os 70 km da Ultramaratona JR, no Pará, vestido de Homem-Aranha e sem tirar a máscara.

A prova reuniu aproximadamente 30 pessoas e aconteceu entre a Uniasselvi (ao lado da Basílica), em Belém e a Praça do Cristo, em Castanhal (PA), com início às 18 horas do dia 7 de outubro. Roberto conquistou o 13° lugar, concluindo o percurso às 5h29 do dia 8, num total de 11horas e 29 minutos, sendo que pelo regulamento poderia terminar em até 12 horas.

Durante a competição ele se hidratou com água, isotônico e energético, chupando o líquido pela máscara. De acordo com o recordista, as pessoas reagiram de diversas formas ao se depararem com o traje de Homem-Aranha. “Reações de alegria e de incentivo para que eu conseguisse completar a prova. Algumas pessoas me pararam para tirar foto, inclusive crianças”, lembra.

Entre as dificuldades da prova, Roberto enumera a pouca visibilidade em muitos trechos da BR 316, veículos em altíssima velocidade, trechos de mata, correr no escuro e buracos nas estradas. “Ao longo do tempo surgiram calos e assadura, e foi difícil segurar a lanterna o tempo inteiro (obrigatório), além do cansaço natural”, diz.

O advogado começou a se preparar para esta prova em janeiro de 2022, com muita musculação, corrida dia sim, dia não e participando com frequência de corridas fantasiado. Ele trabalhou o funcional com a equipe Triborunners, além do apoio que recebeu de sua noiva Adriane Silva Gomes, que influenciou muito no aspecto psicológico.

Roberto destaca que foi fundamental o apoio durante a prova de sua noiva, seu treinador Karson Willer, Tiago Moraes e Natasha Jardim, os quais estiveram com o atleta do início ao fim da competição. O advogado também agradece ao organizador da Ultramaratona JR, Junior Menezes, que permitiu que ele corresse fantasiado.

O recordista ainda presta agradecimento pelo incentivo a Raimunda Nilce de Souza Pinho, Mario Gomes, José Maria Rodrigues, Ronan Alfaia, Rosinete Cardoso, Julia Lacerda, Aline Kikuchi, Nailton Carvalho, Alex Cícero, Jaciara Sampaio, Dari Ribeiro, família Souza, além de todos que de alguma forma torceram por ele.

Conforme o advogado, superar o próprio recorde é uma alegria indescritível. “Todo o sofrimento dos treinos e da prova foi recompensado com o reconhecimento do RankBrasil. O título também dá vontade de me superar ainda mais”, diz. Roberto afirma que pretende correr vestido de Homem-Aranha por muitos anos. “Quero me divertir, conseguir novas marcas e fazer coisas diferentes”, finaliza.


RECORDE SUPERADO


RecordistaCidade/EstadoQuilometragemMês e Ano
Roberto de Souza PinhoBelém / PA70km Abril de 2022
Roberto de Souza PinhoBelém / PA50km Novembro de 2022