Menor escultura em giz

Obra recordista, que mede 2,2cm e demorou 45 minutos para ficar pronta, traz uma criança abaixada

20/01/2008
15978 Acessos
Imprimir
Menor escultura em giz
Edson Pereira de Andrade Junior, 30 anos, da cidade de Ibiúna - SP, entra para o RankBrasil em 2008, pela Menor escultura em giz do país.

O título foi homologado no palco do programa ´Tudo é Possível´, da Rede Record. A escultura recordista, que mede 2,2cm de altura, traz uma criança abaixada e Edson demorou 45 minutos para finalizar a obra.

O artista começou a desenvolver a arte na escola, lugar propício para encontrar a matéria-prima utilizada. Com apenas um giz, canivete, agulha e palito, a peça vai ganhando forma.

As esculturas não seguem uma linha temática única e o artista já desenvolveu vários modelos, entre eles, mulher com uma criança de colo, pessoa utilizando um telefone público, casal se beijando, garimpeiro e surfista com uma prancha.

Grande parte das peças tem entre 2,5cm e 3cm e as esculturas levam entre 10 minutos e uma hora e meia para ficar prontas.

Além do tamanho das peças e da fragilidade da matéria-prima, o que mais surpreende são as características minuciosas. A maioria apresenta detalhes vazados, que enriquecem a arte.

Edson produz as peças como hobby e para realizar exposições, faz tudo com muito carinho, amor e dedicação.


Redação: Raquel Susin
Revisão: Fátima Pires