Maior pé de moleque do Brasil

Com 407,33 kg e 27,03 m de comprimento, município de Piranguinho (MG) quebra o próprio recorde brasileiro

13/08/2022
24041 Acessos
Imprimir
Maior pé de moleque do Brasil
O representante do RankBrasil, Luciano Cadari entrega o troféu de recordista para os organizadores do evento / Foto: Prefeitura de Piranguinho
Recorde superado, confira aqui...

A cidade de Piranguinho (MG) quebra mais uma vez o próprio recorde junto ao RankBrasil de Maior pé de moleque do país. Pesando 407,33 kg e medindo 27,03 metros de comprimento, 60 centímetros de largura e dois centímetros de altura, o doce foi apresentado em 13 de agosto de 2022, durante a XV Festa do Maior Pé de Moleque do Mundo.

O representante do RankBrasil, Luciano Cadari esteve presente no desafio. Ele conferiu peso e medidas e oficializou a nova marca com entrega do troféu de recordista para os organizadores. Segundo Cadari, o pé de moleque estava saboroso e uniforme, com muita qualidade. “O que pude perceber foi o profissionalismo e o capricho com que o doce foi preparado.
Além disto, a festa estava muito bem organizada e bastante animada”.

A receita gigante levou 240 quilos de amendoim e 184 quilos de rapadura. O doce demorou cerca de três horas para ser produzido, com a participação de cinco doceiros e 11 pessoas que ajudaram no preenchimento do tabuleiro.

De acordo com a secretária municipal de Educação, Turismo, Cultura, Esporte e Juventude da Prefeitura de Piranguinho, Amélia Cristina Silva Gonzaga Corrêa , a iguaria foi distribuída gratuitamente na praça Cel. Braz, no centro do município.

Amélia, que também é membro do Conselho do Patrimônio Histórico de Piranguinho e Conselho Municipal de Turismo, diz que o pé de moleque foi dividido em aproximadamente 54 mil pedaços. “Metade foi entregue na noite de sábado (13) e a outra parte distribuída no domingo (14), logo após o almoço”, conta.

Segundo a secretária, cerca de 15 mil pessoas acompanharam o momento da produção do doce. “Apesar do tamanho da iguaria não tivemos dificuldades durante a sua preparação, isso porque os produtores juntamente com seus doceiros conduziram todo o processo, experiência essa que eles vivenciam diariamente”.

Amélia destaca que quebrar o próprio recorde junto ao RankBrasil significa para o município fortalecer o título de Capital Nacional do Pé de Moleque. “Também registra a nossa marca e proporciona à população local o orgulho de produzir em Piranguinho o maior pé de moleque do mundo”, afirma.

Cidade de Piranguinho (MG) bate recorde com pé de moleque medindo 27,03 m de comprimento e pesando 407,33 kg / Foto: Prefeitura de Piranguinho (MG)

Patrimônio Cultural Imaterial
Conforme a secretária municipal, o pé de moleque está relacionado à história do município de Piranguinho. “Começou na década de 30, na extinta estação ferroviária da cidade e até os dias atuais a produção do pé de moleque acontece de maneira artesanal, garantindo o sabor e a qualidade”.

Amélia explica que com o passar do tempo as famílias foram se fortalecendo com a produção e o comércio do doce nas barracas localizadas na BR 459. “Atualmente a iguaria promove um número significativo de empregos tanto na produção quanto na comercialização direta e indireta”, conta.

Pela importância do doce para a cidade de Piranguinho, a produção do pé de moleque de forma artesanal se tornou Patrimônio Cultural Imaterial do Estado de Minas Gerais pela Lei nº 18.057 de 2009, e decreto Municipal 47/2010.

XV Festa do Pé de Moleque
A XV Festa do Maior Pé de Moleque do Mundo aconteceu entre os dias 12 e 14 de agosto de 2022. De acordo com a secretária municipal, o evento atingiu as expectativas dos organizadores e do público que esperava por ela há dois anos. “A participação da população local e visitante foi além do esperado e todos ficaram muito satisfeitos”, comenta.

Além do doce gigante foram oferecidas várias atrações como a escolha da rainha, 1ª e 2ª princesa do pé de moleque, dança do pau de fitas, dança de arcos, entrada dos tabuleiros, shows musicais, encontro de violeiros, desfile das escolas sobre a história do pé de moleque e apresentação de capoeira.