Maior caldeirada de frutos do mar do país será produzida em Porto Belo

Com cerca de três toneladas de ingredientes, receita é atração do 1º Festival do Camarão que comemora o aniversário da cidade

01/10/2013
3164 Acessos
Imprimir
Maior caldeirada de frutos do mar do país será produzida em Porto Belo
Caldeirada deve chegar a cinco toneladas. - Divulgação: RankBrasil.
A maior caldeirada de frutos do mar do país será produzida durante o 1º Festival do Camarão de Porto Belo (SC). Com cerca de três toneladas de ingredientes, a iguaria pode chegar a cinco mil quilos. A cidade pretende entrar para o RankBrasil com o ensopado gigante.

Generosa, a receita conta com 550 kg de peixe e 465 kg de camarão. Para se ter uma ideia, somente para aquecer o caldeirão antes de iniciar o preparo dos alimentos, a panela deve ficar três horas no fogo.
O prato típico da região será preparado na maior panela do Brasil e servido gratuitamente à população, no domingo, ao meio dia. O recipiente mede 9,24 m de circunferência e dois metros de altura com cerca de 12 mil quilos. Ela comporta 7450 litros.

De acordo com o presidente da Fundação de Turismo, Antônio Carlos Lopes, a ideia de fazer a receita gigante surgiu pela influência da pesca na história da cidade. “Porto Belo é o sexto município mais antigo de Santa Catarina, a cultura da pesca está enraizada na região, colonizada por pescadores e abundante em frutos do mar, especialmente o camarão. A caldeirada é um prato típico da cidade, cada casa, cada família tem sua receita e forma especial de prepara-lá. Invariavelmente elas ficam muito saborosas”.

Evento
Cerca de 30 mil pessoas devem participar dos três dias de festa. O evento que acontece de 11 a 13 de outubro na Praça da Bandeira, no Centro, comemora o aniversário de 181 anos da cidade.

Com atrações para todas as idades, o 1º Festival do Camarão deve movimentar Porto Belo (SC). Além da caldeirada, serão quase 30 horas de shows, atividades infantis gratuitas, feira de artesanato, exposição de orquídeas e de carros antigos.

Os auditores do RankBrasil estarão no local para homologar o recorde. Você encontra a programação completa do evento no site da Prefeitura de Porto Belo.


Ingredientes
Marisco100 kg
Carne de Siri150 kg
Lula400 kg
Camarão465 kg
Peixe550 kg
Temperos1.000 kg
Água2.500 lts



.
Redação: RankBrasil