Rapadura gigante é produzida no Ceará

Engenho pretende fazer doce de cinco toneladas e duzentos quilos

12/09/2013
7788 Acessos
Imprimir
Rapadura gigante é produzida no Ceará
Divulgação: RankBrasil
Produtores de Pindoretama, na Região Metropolitana de Fortaleza (CE), pretendem entrar para o RankBrasil com a maior rapadura do país. Eles prometem fazer uma guloseima com cerca de 5,2 toneladas. Pronto, o doce deve chegar a aproximadamente 2 m de largura por 3,85 m de comprimento, com 35 cm de espessura.

De acordo com a proprietária do engenho, Maria do Socorro Pereira, serão necessárias em torno de 30 toneladas de cana. Além de dois mil quilos de açúcar e três mil litros de mel para preparar a iguaria. Seis pessoas devem ficar responsáveis pelo trabalho de moer a cana-de-açúcar, alimentar o fogão a lenha e cozinhar os ingredientes.

O fabricante Complexo Tradição costuma produzir o doce em tamanho especial todos os anos. No entanto, desta vez os curiosos também poderão participar do processo. “Nesta edição as pessoas podem participar. Cada balde jogado no tacho será lançado por uma pessoa diferente”, explica a produtora.

Ao todo, serão três dias de produção. Alunos de escolas públicas da região participam do preparo nesta sexta-feira (13). Durante o sábado, turistas vão aprender como é feito o doce típico da cidade. O fiscal do RankBrasil, Luciano Cadari estará no local para homologar o recorde.

Tipicamente brasileiro
A ideia de fazer a receita gigante surgiu como protesto em 2006. Os produtores do Ceará descobriram que uma empresa de alimentos orgânicos da Alemanha teria registrado o nome ‘rapadura’ como sua marca. Com isso, qualquer exportador brasileiro que vendesse o produto para a Alemanha e EUA seria obrigado a pagar royalties à organização. Em 2008, a patente retornou para o Brasil.

Para Maria do Socorro, foi com muita luta que os fabricantes brasileiros conseguiram a marca de volta. “Foi com muito protesto que a rapadura é nossa novamente. Foram três dias de manifestações e, por isso, fizemos a gigante em 2006. Em 2007 foi feito protesto de novo e outro doce. Só em 2008 saiu a decisão e agora fazemos sempre para comemorar”. Na primeira edição o produto tinha 1,351 Kg.

Serviço
A maior rapadura do país ficará exposta no Complexo Tradição, localizado na Rodovia CE 040, no quilômetro 48, no Sítio São José, em Pindoretama (CE), neste fim de semana. O engenho é aberto à visitação.