Dia do Sorvete foi criado para celebrar o início das temperaturas altas

Como forma de marcar a data, comemorada em 23 de setembro, o RankBrasil destaca o recorde de maior picolé do país, com 1,38m e 53kg

23/09/2012
5892 Acessos
Imprimir
Dia do Sorvete foi criado para celebrar o início das temperaturas altas
O Dia do Sorvete, comemorado neste domingo, 23 de setembro, foi criado para celebrar o início das temperaturas mais altas do ano, com a chegada da Primavera, já que nesta época o consumo do produto aumenta.

Como forma de marcar a data, o RankBrasil destaca o recorde de maior picolé do país, conquistado em 2007 por Fernando Luiz Gama. No programa da rede Record ‘Tudo é Possível’, na época apresentado por Eliana, o recordista exibiu um sorvete de 1,38m e 53kg, o equivalente a 480 picolés normais.

No Brasil, um dos primeiros registros do sorvete é do ano de 1835, com a chegada de um navio mercante americano ao Rio de Janeiro, que trouxe 270 toneladas de gelo. Dois comerciantes compraram a carga e passaram a vender sorvetes de frutas.

Liberação feminina
O sorvete chegou a ser considerado no país o precursor do movimento de liberação feminina: para saboreá-lo, as mulheres praticaram um de seus primeiros atos de rebeldia contra a estrutura social vigente, invadindo bares e confeitarias, lugares ocupados até então quase que exclusivamente pelos homens.

No mundo
A mais antiga referência sobre a origem do sorvete remonta ao imperador romano Nero, que nasceu no ano de 37 d.C. e morreu em 68. Ele teria mandado trazer neve e gelo das montanhas para misturar com frutas. Outro registro, nos anos 600 d.C. é do imperador chinês King Tang, que teria um método de combinar leite com água do rio.

    Curiosidades
  • Antigamente, por não existir formas de conservar o produto gelado, os sorveteiros anunciavam com antecedência o dia e hora de vendas dos sorvetes
  • Embora os EUA sejam os maiores produtores e consumidores de sorvete do mundo, os italianos têm a fama de fazer os melhores do planeta

Redação: Fátima Pires