Ipanema pretende fazer queijo gigante de 1,4 mil kg

Cidade mineira quer superar o próprio recorde brasileiro, do maior queijo de minas padrão

21/06/2012
7872 Acessos
Imprimir
Ipanema pretende fazer queijo gigante de 1,4 mil kg
O município de Ipanema pretende superar o próprio recorde brasileiro de Maior queijo de minas padrão, entrando novamente para o RankBrasil.

Em 2011, a cidade apresentou um queijo de 1.305kg, com 59cm de altura e 175cm de diâmetro. Neste ano, o desafio é a produção de 1,4 mil kg, com tamanhos superiores.

O produto gigante será apresentado durante a 3ª Festa do Queijo de Ipanema, que acontece entre os dias 22 e 23 de junho, no Parque de Exposições, e é promovida pela Prefeitura Municipal.

A festa tem a parceria do Governo de Minas, a Empresa de Assistência Técnica e Extensão Rural do Estado de Minas Gerais (EMATER- MG) e o Instituto Mineiro de Agropecuária (IMA).

Fabricação do queijo
O queijo gigante será produzido a partir de 14 de junho e ficará por conta do Queijeiro da cooperativa local, juntamente com os auxiliares de produção e sob a inspeção da parte técnica.

Segundo o tecnólogo em laticínios da cooperativa responsável, Ricardo Santana Paes, a fabricação do queijo vai passar por todos os procedimentos tecnológicos e de higiene adequados.

“A produção será em uma moderna queijomate automatizada, de onde seguirá para o processo de enformagem, sendo depois direcionado à câmara fria até o dia do desfile”, explica.

Para a produção do queijo de 1,4 mil quilos serão gastos aproximadamente 13 mil litros de leite, além de outros ingredientes, como cloreto de cálcio, coalho, fermento lácteo e sal.

Desfile, distribuição e fiscalização
A apresentação do queijo está marcada para as 14 horas do dia 23 (sábado), com um desfile pelas ruas da cidade e distribuição gratuita na Praça Coronel Calháu. Um fiscal do RankBrasil vai acompanhar todo o processo, aferindo peso e medidas, e verificando se o produto é próprio para o consumo.

Programação da festa
A abertura da 3ª Festa do Queijo de Ipanema acontece no dia 22 de junho, às 14 horas. O evento traz palestras com diversos temas, entre eles, produção de leite com vacas mestiças e melhoria da qualidade genética de rebanho bovino.

A festa também oferece outras atrações, como uma feira de touros e exposição de animais, além de shows com Gilson e Gabriel, Ronan e Roney, e com a Banda Balanceart – Comida de Buteco.

Paralelamente ao evento acontece o Encontro Regional do Programa Minas Leite e Pró-Genética. O objetivo é repassar informações para criar novos mecanismos que aumentem a produção e renda do pequeno e médio produtor rural.

Redação: Fátima Pires