Menor tempo para memorizar as cartas de um baralho embaralhado (Speed cards)

Com o tempo de memorização de quatro minutos e 20 segundos, recorde pertence a Cayro Léda, de São Luís (MA)

01/06/2020
959 Acessos
Imprimir
Menor tempo para memorizar as cartas de um baralho embaralhado (Speed cards)
Cayro de Almeida Léda bate recorde brasileiro de memorização de baralho / Foto: Arquivo recordista
O treinador de hipnose da cidade de São Luís (MA), Cayro Léda entra para o RankBrasil em 2020 pelo recorde de Menor tempo para memorizar as cartas de um baralho embaralhado (Speed cards). Ele memorizou todas as cartas em quatro minutos e 20 segundos, fazendo o ‘recall’ das cartas em quatro minutos e 34 segundos.

Cayro é um apaixonado pelo cérebro e tudo que envolve a mente humana. Ele conta que sempre gostou de xadrez, mágica, hipnose e outras atividades relacionadas a raciocínio, inteligência e a mente humana em geral. “Assim que descobri o RankBrasil imediatamente decidi que queria virar um recordista brasileiro”.

De acordo com o recordista, todo o processo de memorização envolve a criação de histórias e imagens. “No início é normal criar imagens muito comuns, logo, pouco memoráveis. Mas é só uma questão de prática para as histórias começarem a ficar tão malucas, engraçadas e bizarras que você não precisará fazer qualquer esforço para lembrá-las”.

Segundo Cayro, além de serem fantásticas para o estudo em geral, as técnicas de memorização podem fazer você lembrar uma lista de compras, onde deixou as chaves do carro, como lembrar o nome de alguém, como memorizar um número de telefone, etc. “Eu utilizo todas as técnicas no meu dia a dia”.

O recordista trabalha com treinamentos presenciais e online de hipnose para alta performance, tanto no campo corporativo como para desenvolvimento pessoal. “Também atendo como hipnoterapeuta e faço shows de hipnose de palco e palestras”, comenta. Em seu curso de hipnose para aprendizagem, além da memorização, há técnicas de auto-hipnose para produtividade e controle da ansiedade e procrastinação. Ele tambem oferece dicas sobre o assunto no seu instagram @cayrohipnose.

Para as pessaos que querem melhorar a memorização, Cayro destaca que é necessário dormir bem. “Existem dezenas de técnicas diferentes de memorização, mas todas terão uma eficácia mínima se você não dormir bem. Um dos maiores erros dos estudantes é acreditar que precisam dormir menos para ter mais tempo para estudar”, diz. Conforme ele, a verdade é que quanto mais você dorme, mais você aprende, pois com um cérebro descansado a qualidade do estudo, a capacidade de memorização e a produtividade aumentam substancialmente.

O professor afirma que este recorde é uma satisfação incrível. “Essa é uma conquista que significa muito para mim. Eu desenvolvi um sistema de estudos utilizando auto-hipnose e entrar para o Rank Brasil foi uma forma de provar pra mim mesmo de que estou no caminho certo”. Ele agradeço a todos do RankBrasil pelo suporte impecável e resposta rápida. “Agora pretendo tirar um tempinho por dia para me dedicar a outros recordes de memória. O objetivo é virar recordista mundial e colocar o nome do Brasil na história”, finaliza.

Speed cards
Esta categoria de memorização é chamada internacionalmente de ‘Speed cards’. Para valer como recorde é necessário que se memorize o baralho em no máximo cinco minutos e que o ‘recall’ também seja feito em no máximo cinco minutos.