Maior coleção de personagens e personalidades em papercraft

Recorde pertence ao artista plástico de Juazeiro do Norte (CE), Romário Pereira de Jesus, que possui 204 itens

18/03/2020
1475 Acessos
Imprimir
Maior coleção de personagens e personalidades em papercraft
A coleção conta com personagens como Pokémon, heróis da Marvel e DC, Nintendo e de videogames, além de personalidades entre youtubers e personagens de séries e filmes / Foto: Arquivo recordista
O artista plástico da cidade de Juazeiro do Norte (CE), Romário Pereira de Jesus entra para o RankBrasil em 2020 pelo recorde de Maior coleção de personagens e personalidades em papercraft, com um total de 204 itens.

Entre os personagens estão Pokémon, heróis da Marvel e DC, Nintendo e de videogames. A coleção conta com personalidades entre os youtubers Felipe Neto, Luba, Moriá, personagens de séries como ‘Um maluco no pedaço’ e de filmes como ‘Iluminado’ e ‘Era uma vez em Hollywood’.

De acordo com o recordista, o papercraft exige muito tempo, paciência e precisão manual. “Isto faz com que muitos desistam logo no início”, comenta. Romário diz que os bonecos médios ele faz entre três e quatro horas de trabalho e os de tamanho real demora aproximadamente duas semanas.

Para confeccionar os bonecos, além de papel o artista utiliza super cola, tesoura, estilete e régua. “Talento é essencial, mas se uma pessoa tiver dedicação em aprender, ela pode sim conseguir. Claro que tudo ao seu tempo: não dá pra fazer bonecos complexos logo de início”, destaca.

Conforme Romário, o papercraft significa dar vida aos personagens. “É ter o poder de criar objetos, onde cada um possui um pouco da minha história”. Segundo ele, esta arte é também uma terapia. “É uma forma de me expressar, de organizar a minha mente”.

O artista afirma que o recorde brasileiro representa visibilidade. “Meu objetivo é ser reconhecido e lembrado sempre que alguém falar sobre papercraft. Talvez não como o melhor, mas como referência pra quem é da área ou está entrando nela”, diz.

Hobby que virou recorde
Natural da cidade de São Paulo (SP), Romário tem atualmente 25 anos de idade. Ele conta que começou a montar os bonecos em papercraft em 2011 como um simples hobby e aos poucos foi aumentando sua coleção, sem pretensão.

No ano de 2014 viu uma reportagem na televisão sobre os recordistas brasileiros no RankBrasil e decidiu se informar mais sobre o assunto. “A partir deste momento coloquei como objetivo entrar para o RankBrasil com a minha arte”, finaliza