Maior coleção de miniaturas de burros

Com 500 diferentes itens, recorde pertence ao engenheiro civil de Salvador (BA), Denis da Silva Galvão de Carvalho

27/09/2018
4216 Acessos
Imprimir
Maior coleção de miniaturas de burros
Coleção possui 500 diferentes itens feitos de todo tipo de material entre madeira, cipó, vidro, plástico, cerâmica, durepoxi, pelo de animal e pedra / Foto: Arquivo recordista
O engenheiro civil da cidade de Salvador (BA), Denis da Silva Galvão de Carvalho entra para o RankBrasil em 2018 pela Maior coleção de miniaturas de burros. Ele possui 500 diferentes itens, feitos de todo tipo de material entre madeira, cipó, vidro, plástico, cerâmica, durepoxi, pelo de animal e pedra.

Denis conta que ganhou de um amigo um burro de barro em miniatura e se interessou em comprar outros. “Percebi a quantidade de exemplares diversos existentes, observei também a carga e optei pelos com caçuá, carote ou boca piu. O recordista comenta que não tem preferência por nenhum material ou tamanho, mas precisa ter as orelhas grandes para caracterizar os burros.

Ele começou a colecionar há aproximadamente 14 anos e os itens foram adquiridos no mercado de pulgas e de artesanato de vários estados brasileiros e outros países, ou mesmo em lojas de souvenir. Viajado, o engenheiro civil já visitou 45 países e sempre que possível aproveitava os passeios para aumentar a coleção.

De acordo com o colecionador, cada burrinho tem uma história, que se refere à viagem onde foi comprado. “Em uma ilha grega existe uma enormidade de tipos, uma vez que nos países mediterrâneos este animal faz parte da história. Na Dinamarca só consegui um item, já no Peru não foi possível obter um burrinho porque quem faz o papel de animal de carga é a lhama”, conta.

Segundo ele, em Campo Formoso (BA), o burro é usado no transporte de carga e é feito como um refugo da extração de esmeraldas, a malacacheta. “Também tenho algumas miniaturas de jegues ou jumentos, e de cavalos carregando alguma carga: são presentes de amigos que não sabem a diferença entre um cavalo e um burro”.
Denis da Silva Galvão de Carvalho possui a Maior coleção de miniaturas de burros do Brasil / Foto: Arquivo recordista / Foto: Arquivo recordista

Pela importância da coleção, a grande maioria dos itens fica no escritório de engenharia do recordista. “As prateleiras de exposição foram construídas ao longo dos anos, com a chegada de novos exemplares. Em 2018 comecei a colocar os itens mais novos em minha fazenda”, revela.

Conforme Denis, os burrinhos representam uma boa distração do estresse diário. Para alguns visitantes de seu escritório, ele explica como começou e o porquê da coleção, e fala sobre as miniaturas mais bonitas. “A maioria das pessoas elogia o hobby”, revela. “Quando perguntam o motivo de ter uma coleção de burros geralmente eu brinco dizendo que é para lembrar que já tenho 56 anos e não ganhei dinheiro até agora, então sou um burro mesmo”, diz.

O colecionador afirma que a conquista do recorde junto ao RankBrasil é uma satisfação pessoal. Ele revela que tem outras coleções como de lápis, porta-lápis, atlas geográficos antigos, souvenir típicos de países, equipamentos antigos de escritório, canetas, relógios e máquinas fotográficas antigas. “Apenas a coleção de burros ficou numerosa, que por seu ineditismo resolvi investir na ideia”, finaliza.