Primeiro ouro olímpico no futebol masculino

Após vencer nos pênaltis, Seleção Brasileira foi campeã nos Jogos do Rio de 2016, conquistando a tão sonhada medalha dourada

20/08/2016
8821 Acessos
Imprimir
Primeiro ouro olímpico no futebol masculino
Brasil conquista ouro olímpico inédito no futebol ao vencer a Alemanha nos pênaltis / Foto: Wander Roberto_Exemplus_COB
Nas Olimpíadas de 2016, realizadas no Rio de Janeiro (RJ), a Seleção Brasileira conquistou o recorde de Primeiro ouro olímpico no futebol masculino. A tão sonhada medalha dourada veio nos pênaltis contra a Alemanha, depois do empate de 1 a 1 no tempo normal mais a prorrogação.
Após o goleiro Weverton defender o quinto chute do jogador alemão, Neymar finalizou a partida com o gol campeão, terminando a decisão em 5 a 4. No primeiro tempo o Brasil abriu o placar com uma cobrança de falta de Neymar. A Alemanha empatou a partida no início do segundo tempo.

Nos jogos anteriores pela busca da medalha, a equipe verde e amarela não havia sofrido gol. Empatou em 0 a 0 com África do Sul e Iraque, e venceu a Dinamarca por 4 a 0 e a Colômbia por 2 a 0. Na semifinal goleou Honduras por 6 a 0.

O ouro olímpico era o último grande título internacional que faltava para a Seleção Brasileira de Futebol. O Brasil estreou nos Jogos Olímpicos de 1952, em Helsinki, obtendo o quinto lugar no esporte. O time conquistou bronze em Atlanta (1996) e Pequim (2008) e prata em Los Angeles (1984), Seul (1988) e Londres (2012).

A Seleção Brasileira também possui o recorde junto ao RankBrasil de Maior número de títulos em copas do mundo de futebol, conquistando cinco vezes o primeiro lugar na competição.