Primeiro ouro no boxe olímpico

Recorde pertence ao baiano Robson Conceição, que conquistou a medalha dourada nas Olimpíadas do Rio

16/08/2016
4865 Acessos
Imprimir
Primeiro ouro no boxe olímpico
Primeiro ouro do Brasil no boxe olímpico pertence ao baiano Robson Conceição / Foto: Flávio Florido_Exemplus_COB
O baiano Robson Conceição entra para o RankBrasil pelo recorde de Primeiro ouro no boxe olímpico. Nos Jogos do Rio de Janeiro (RJ) de 2016, o pugilista conquistou a medalha dourada na categoria peso ligeiro, até 60 quilos.

A luta final foi contra o francês Sofiane Oumiha e o brasileiro venceu por decisão unânime dos juízes. Ele foi soberano em sua campanha olímpica, derrotando também o uzbeque Hurshid Tojibaev e depois o cubano Jorge Alvares.

Robson nasceu em 25 de outubro de 1988, em Salvador (BA). Para subir ao lugar mais alto do pódio nas Olimpíadas precisou superar a pobreza e as dificuldades vividas na infância. Ele já trabalhou como feirante, vendeu picolé na praia, foi ajudante de pedreiro, entre outras atividades necessárias para sua sobrevivência.

Entre os títulos conquistados pelo pugilista está a prata nos Jogos Pan-Americanos de Guadalajara, no México (2011); a prata no Campeonato Mundial em Almaty, no Cazaquistão (2013); o ouro no Campeonato Sul-Americano, em Santiago, no Chile (2014); e o bronze no Mundial de Doha, no Catar (2015).

O recordista também participou dos Jogos Olímpicos realizados em Pequim (2008) e em Londres (2012). Diferente do que ocorreu no Rio de Janeiro, nas duas edições anteriores o baiano perdeu na estreia.

Medalhas no boxe olímpico
O Brasil possui ao todo cinco medalhas no boxe olímpico. Além do ouro de Robson Conceição, tem as conquistas nos Jogos de Londres com Adriana Araújo (bronze), Yamaguchi Falcão (bronze) e Esquiva Falcão (prata). Há ainda o bronze de Servílio de Oliveira – o primeiro pódio do pugilismo brasileiro – obtido nas Olimpíadas do México, em 1968.