Maior número de composições em menor tempo

Com 2,5 mil músicas desde 2010, Adilson Pontes Cordeiro ultrapassa a própria marca brasileira

23/07/2013
5861 Acessos
Imprimir
Maior número de composições em menor tempo
Divulgação: Arquivo pessoal Adilson Cordeiro
O pernambucano Adilson Pontes Cordeiro supera o próprio recorde de Maior número de composições em menor tempo, entrando novamente para o RankBrasil. Ele conquistou o título em 2010, com 222 músicas escritas em 222 dias. Desta vez, até julho de 2013, obteve a marca de 2,5 mil.

Temas variados fazem parte das canções do recordista, que também utiliza diversos estilos, entre romântico, frevo, forró, religioso e sertanejo. Este último aborda principalmente o agreste nordestino e a seca.

De acordo com Adilson, que começou a carreira de compositor aos 60 anos, não existe dificuldade para colocar no papel palavras que no fim vão construir uma letra musical. “Cada dia tenho mais facilidade em escrever”, afirma.

Como bom compositor, o pernambucano natural de São Bento do Una e atualmente residente em Recife, está sempre munido de caneta, caderno e um gravador dentro do carro. Segundo ele, no meio da rua pode surgir uma paisagem ou alguma ação que o inspira.

O dom de retratar em canções o cotidiano ou belezas naturais surgiu quando o recordista se deslocou para um apartamento no 19º andar. “Quando me mudei percebi uma vista maravilhosa. Então peguei um violão velho e comecei a imaginar diferentes cenários da cidade”, lembra.

Ele não sabe como nasceu o dom, mas acredita que a sua criatividade para compor é obra de Deus: “Nunca estudei música e por este motivo muitas pessoas se surpreendem com a minha capacidade”.

O compositor conta com a ajuda da família para opinar sobre as novas canções e entende a superação do recorde como uma peça significativa de reconhecimento da sua atividade artística. “O RankBrasil ajuda na divulgação do trabalho. É muito importante ser recordista para revelar uma parte bonita do ser humano, além de mostrar a todo o país uma conquista e um dom”, termina.

Outros recordes
Adilson também é recordista brasileiro do Maior número de composições musicais do gênero religioso e Maior número de vídeos independentes com músicas próprias.

Recorde superado
nomecidadeestadon° de composiçõestempoano
Adilson Pontes CordeiroSão Bento do UnaPE222222 dias2010


Redação: Fátima Pires