Intérprete musical que gravou maior número de frevos

Recorde abrange 34 músicas, reunidas em três CDs e mais seis músicas em outros três CDs como participação, no período de 222 dias

14/02/2011
7016 Acessos
Imprimir
Intérprete musical que gravou maior número de frevos
Recorde é do pernambucano Ed Carlos - Imagem: Divulgação RankBrasil
O pernambucano Ed Carlos entra para o RankBrasil em 2011 como o intérprete musical que gravou Maior número de frevos de um compositor, no caso, de Adilson Pontes Cordeiro. Foram 34 músicas, reunidas nos CDs ´Cidades do Meu Coração´, ´O Primeiro Folião´ e ´À Luz da Lua´. O trabalho foi realizado no período de 222 dias.

Ed Carlos conheceu Adilson através do amigo em comum e músico, Beto do Bandolim. “Através deste contato, fui convidado para interpretar algumas canções do compositor, nascendo aí uma bela amizade e parceria”, lembra.

Interpretar as músicas, para o recordista, foi muito gratificante. “As canções de Adilson me emocionam e se adaptam à minha voz”, diz. Segundo o recordista, participar deste trabalho o deixou entusiasmado, pela qualidade das composições e diversidade dos gêneros.

Para ele, o título é um marco histórico. “É importantíssimo para a cultura nordestina, para o estado de Pernambuco, para o povo da região, para mim, como intérprete e para os apreciadores da boa música”, ressalta. “Pelo que tenho acompanhado nestes últimos meses, em termos de música, o compositor Adilson ainda tem muito para mostrar”, completa.

Conforme o recordista, é uma honra entrar para o RankBrasil e significa o reconhecimento de mais de 20 anos de carreira. “Estar presente neste registro é algo muito importante e de bastante relevância, pois consagra a minha dedicação à música pernambucana e em especial ao nosso frevo”, revela.

“Estas músicas, ao passar dos anos, estão adquirindo outras dimensões, sobretudo com as novas composições que estão surgindo, com conteúdo bem interessante em termos de letra e melodia. Um exemplo é o compositor Adilson, que aos poucos vai mostrando seu trabalho e já é digno de ser conhecido por todos os brasileiros”, afirma.

Pelo recorde, Ed Carlos faz alguns agradecimentos: “Ao meu bom Deus, ao espírito do frevo, ao amigo Adilson Cordeiro, que acredita na minha interpretação e a todos de bom gosto e bom coração”.

Prêmios e participações
O recordista já foi premiado em diversos festivais, entre eles, Frevança, Recifrevo e Canta Nordeste. Ele recebeu menção honrosa pela Associação Brasileira de Jornalistas de Turismo (Abrajet), como artista que mais divulgou a música Pernambucana a nível nacional e internacional.

Também participou de shows em espaços culturais, casas noturnas, teatros, eventos abertos, temporadas nas principais capitais do país e no exterior, entre as cidades de Holanda, Áustria, Itália, Suíça e França. O intérprete ainda marcou presença no Festival de Jazz de Montreux e representou o Brasil no Carnaval das Culturas de Berlim, na Alemanha, no ano de 2002. Atualmente, o recordista mora na praia, bairro de Pau Amarelo, em Paulista – PE.

Ed Carlos cresceu em meio aos ritmos da região de Recife, como frevo, forró, côco, ciranda, maracatu, etc. “Os temas populares são minhas referências musicais. Com arte e criatividade consigo adaptá-los de forma a estabelecer um elo entre a criação popular e o ouvinte urbano”, frisa. Com uma carreira sedimentada no Brasil e no exterior, o recordista é hoje um dos artistas que melhor representa a nordestinidade.


Redação: Fátima Pires



Algumas citações na mídia:
Paulista em 1º lugar