Maior pão do Brasil

O recorde é do Sindicato da Indústria de Panificação e Confeitaria do Estado do Paraná

17/02/2004
9050 Acessos
Imprimir
Maior pão do Brasil
O Paraná entra mas uma vez para o RankBrasil, desta vez com o título de Maior pão do país.

Medindo 446,71m, pesando 860,64kg e feito em zigue-zague, o pão recordista foi fabricado pelo Sindicato da Indústria de Panificação e Confeitaria do Estado do Paraná (SIPCEP).

A produção do super pão aconteceu em 2004, durante uma campanha que teve por objetivo celebrar o dia mundial do pão, comemorado em 16 de outubro. O concurso de maior pão foi promovido pela Associação Brasileira das Indústrias de Panificação e Confeitaria (Abip) e teve repercussão em todo o país.

Uma das regras estipuladas pela Abip era a fabricação de pães sem emenda e com no mínimo 1kg por metro. Além disso, não era permitido ser assado em forno contínuo. Os participantes poderiam também usar a imaginação na confecção, utilizando as formas espiral, zigue-zague ou baguete.


Fabricação
Para assar o pão, foi usada uma forma gigante de 2,70m de largura, por 19m de comprimento. Um guindaste auxiliou a equipe do SIPCEP a colocar o pão no forno.

Foram necessários dois meses de pesquisas antes da fabricação. Durante este tempo, engenheiros da Perfecta Curitiba criaram um programa de computador, para definir a espessura da massa e o tamanho da forma onde o pão seria assado.

O pão do Paraná foi produzido na olaria da Cerâmica Gai, no Bairro da Cachimba, em Curitiba, onde foi montada uma câmera de padaria.

A fabricação contou com a colaboração dos alunos do Liceu de Ofícios, do FAS (Fundação de Ação Social), da Prefeitura Municipal de Curitiba, de 14 padeiros, dos parceiros Perfecta Curitiba, que cedeu todo o equipamento de panificação, e Anaconda, que ofereceu os ingredientes necessários.

Distribuição
O pão foi distribuído a centenas de crianças carentes, de várias entidades de Curitiba.
Segundo o presidente do SIPCEP, Joaquim Cancela Gonçalves, o principal objetivo é divulgar e incentivar o consumo do pão, que no Brasil é muito baixo.

"Um exemplo disso é que atualmente são consumidos por pessoa 27kg de pão por ano, sendo que o essencial é de 60kg por ano, pois o pão é um alimento fundamental como fonte de energia e vida, e está comprovado que não engorda", destaca.


Ingredientes utilizados

QuantidadeIngredientes
90 l Água
400 kgTrigo
15 kgFermento
06 kgSal
36 kgAçúcar
15 kgMargarina
15 kgLeite em pó
720 ovos


Redação: Aline F. Cardoso
Revisão: Fátima Pires