Maior plantio de árvores da espécie Paricá

Recorde é do Grupo Concrem, que plantou mais de 16 milhões de árvores da mesma espécie

11/05/2006
23752 Acessos
Imprimir
Maior plantio de árvores da espécie Paricá
Foto: Arquivo Grupo Concrem
O Grupo Concrem, através de suas unidades Floraplac e Rio Concrem, entra para o RankBrasil.
Foram plantadas 16.062.784 árvores da espécie Paricá, em cerca de 26 mil hectares, no município de Paragominas - PA e regiões adjacentes.

O grupo recordista é o primeiro da Amazônia a trabalhar com madeira tropical reflorestada em grande escala e o maior reflorestador no Brasil, da espécie Paricá (Schizolobium Amazonicum Huber).

A Floraplac conta com 250 colaboradores apenas na área de reflorestamento, sob o gerenciamento de José Itamar Dalla Pícola, gerente florestal da empresa.

Os diretores Adriano D´agnoluzzo, Vitório Sufredini, Silvio D´agnoluzzo e Silvano D´agnoluzzo, produzem e cultivam as mudas do Paricá em viveiro próprio, além de controlarem o desenvolvimento da espécie através da limpeza da área, preparação do solo, adubação, eliminação de ervas daninhas, com acompanhamento até o pré-corte.

O corte é feito a partir de sete a oito anos de idade, e a programação da quantidade a ser plantada é realizada anualmente.

O projeto
O projeto inicial do empreendimento surgiu por volta do ano de 1982, quando foi fundada uma indústria madeireira em Dom Eliseu - PA, com apenas 30 colaboradores. Mais tarde, o Grupo Concrem se tornou um dos mais significativos do ramo.

A partir de 1993, começou o plantio de Paricá. Quando o grupo iniciou a industrialização da espécie, encontrou um grande obstáculo no caminho: não existiam máquinas industriais apropriadas para o processo.

Desta maneira, Silvio D´agnoluzzo desenvolveu um ´torno laminador´, especial para a industrialização, tornando possível o aproveitamento econômico da espécie.

“O sucesso do plantio incentivou muitas indústrias da região a reflorestar, só que as mesmas não possuíam as máquinas apropriadas para industrializar o Paricá. Assim, o grupo passou os direitos de produção e tecnologia das máquinas para uma grande metalúrgica do sul do país, para que fossem produzidas em larga escala, atendendo a necessidade das indústrias da região”, destaca Adriano D´agnoluzzo.

O Grupo Concrem conta atualmente com 2.300 colaboradores diretos e está sempre preocupado com a satisfação dos seus clientes, com o respeito ao meio ambiente e com a qualidade de vida dos seus colaboradores.

A tecnologia de ponta e rigoroso controle de qualidade garantem uma linha de produção de compensados e pisos de madeira, com o mais alto nível, apoiado, também, no Sistema de Gestão da Qualidade ISO 9001- 2000.

Redação: Cristina Cadari
Revisão: Fátima Pires