Maior plantio de árvore em menos tempo

Recorde conquistado pela cidade de Fortaleza chama a atenção para a questão do aquecimento global

23/12/2008
31630 Acessos
Imprimir
Maior plantio de árvore em menos tempo
Foto: Acervo RankBrasil
O município de Fortaleza conquistou um recorde que é um orgulho para todo o estado do Ceará: o de Maior plantio de árvore em menos tempo. Em 23 minutos e 28 segundos, 65 mil árvores foram plantadas.

Destas, 50 mil no Condomínio Espiritual Esperança, na Fazenda Uirapuru, e as outras 15 mil no Campus do Itaperi, na Universidade Estadual do Ceará. O auditor do RankBrasil, Luciano Cadari, esteve no local, acompanhando de perto o trabalho dos 4.500 voluntários, que contribuíram para a homologação do recorde.

O objetivo desta ação é chamar a atenção da população para a questão do aquecimento global. Quando adultas, as 65 mil árvores retirarão da natureza cerca de três toneladas de carbono por ano.

Fortaleza tem hoje 3,6m² de área verde por habitante, quando o índice recomendável é 16 m²/habitante. Curitiba, por exemplo, tem 51 m²/habitante. A idéia é que a área plantada seja mais um pulmão verde da cidade.

De acordo com os responsáveis pelo projeto, as árvores serão monitoradas, irrigadas e tratadas até o final do próximo inverno. Nos locais de plantio, foram colocadas 30 toneladas de adubo orgânico, produzido e fornecido pela Coelce - oriundos de um projeto ambiental que produz o adubo a partir da poda de árvores.

Também foram colocadas 20 toneladas de adubo químico, doados pela empresa Durafértil, além de um trabalho de preparação do solo feito por 60 homens e alguns tratores.

O plantio foi uma iniciativa proposta pela empresa Coelce, a Câmara de Dirigentes Lojistas e Instituto CDL de Cultura e Responsabilidade Social, responsáveis pelo projeto Ceará Natal de Luz, que, em 2007, lançou uma campanha em defesa do meio ambiente.

Na época, foram cultivadas 100 mil mudas, prevendo para os próximos dez anos, um milhão de árvores plantadas. Este ano, o projeto distribui à população mais 100 mil mudas de plantas, em troca de garrafas de plástico.

Dados:

QuantidadeTempoMédia
65,000 árvores23 min e 28 seg46,16 árvores por segundo


Redação: Keyla Barros / com informações da assessoria de imprensa do Ceará Natal de Luz
Revisão: Fátima Pires