Maior embarcação de madeira navegável

Com 38,2 m de comprimento, 8,2 m de largura e três conveses, recorde pertence ao Venino Pantoja, que percorre rios do Estado do Pará

16/06/2015
14314 Acessos
Imprimir
Maior embarcação de madeira navegável
Até mesmo o casco da embarcação é de madeira, revestido com fibra de vidro / Foto: N/M "Venino Pantoja"
O Venino Pantoja entra para o RankBrasil em 2015 pelo recorde de Maior embarcação de madeira navegável, possuindo 38,2 m de comprimento, 8,2 m de largura e três conveses. Até mesmo o casco é de madeira, revestido com fibra de vidro.

De acordo com Venino Tourão Pantoja, sócio proprietário e idealizador do projeto, juntamente com sua esposa e sócia, Carmen Rosa Cardoso Pantoja, da empresa Venino Pantoja Navegação Ltda, a ideia era de construir o barco gigante, que surgiu a partir de um sonho pessoal. “Demorou oito anos para ficar pronto e teve a ajuda de 15 pessoas”, lembra.

O empresário conta que toda produção aconteceu no município de Igarapé-Miri (PA). “A maior dificuldade foi conseguir no mercado o material necessário à construção, em virtude da utilização apenas de madeiras de lei (maior qualidade e resistência que as comuns)”. Além de 22 camarotes, possui uma suíte, dois bares, uma cozinha, uma enfermaria e 11 banheiros.

A embarcação entrou em atividade em 2001, atuando de forma mista, com transporte de carga e passageiros. Posteriormente, em 2012, a empresa responsável conseguiu a autorização para transportar maior número de passageiros, na categoria de apoio ao turismo. “Neste tempo de funcionamento aproximadamente 100 mil pessoas passaram pelo barco”, destaca.

O veículo aquático já operou na linha fixa Belém-Cametá e atualmente não tem rota específica. “Depende da necessidade do cliente que contrata os serviços: geralmente é realizada na navegação interior, ou seja, águas parcialmente abrigadas como hidrovias interiores, baías, rios, canais e onde sejam verificadas ondas com alturas significativas”.
Recorde pertence ao Venino Pantoja, que percorre rios do Estado do Pará. Embarcação possui 38,2 m de comprimento, 8,2 m de largura e três conveses / Foto: N/M "Venino Pantoja"

Entre os eventos oferecidos nos passeios turísticos estão apresentações de conjuntos musicais e shows folclóricos, realizados em todos os conveses. “Em cada convés há uma atração com o número máximo de passageiros determinado pelo estudo de estabilidade”.

Conforme o empresário, o reconhecimento do recorde brasileiro junto ao RankBrasil é a recompensa de uma realização pessoal e dos esforços investidos para a concretização do transporte de passageiros e passeios feitos na orla de Belém e na navegação interior.

“A embarcação tem por finalidade proporcionar ao usuário uma viagem confortável e segura, bem como alavancar o turismo na região”, finaliza o idealizador Venino Tourão Pantoja.


Redação: Fátima Pires

Algumas citações na mídia:
Folha do Progresso
News Rondonia