Maior café coado

Com mais de 8,2 mil litros, Brejetuba – ES supera expectativas e entra novamente para o RankBrasil

13/08/2011
5625 Acessos
Imprimir
Maior café coado
Acervo: RankBrasil
Depois da vitória através de um trabalho árduo, a comemoração é merecida. A cidade de Brejetuba – ES participa do desafio de realizar o Maior café coado, supera as expectativas dos organizadores e entra novamente para o RankBrasil.

O primeiro título foi conquistado em 2010, com 5,6 mil litros de água e 332,475kg de café. Desta vez, foram mais de 8,2 mil litros de água e 580kg de café torrado e moído. O recorde aconteceu em 13 de agosto, na GranExpoES 2011, em Carapina-Serra – ES. Durante o dia passou pelo local aproximadamente 28 mil pessoas.

Como resultado final, o município produziu ao todo 8.260 litros de café, nas mesmas proporções de uma bebida normal, seguindo as recomendações da ABIC (Associação Brasileira da Indústria de Café). A bebida foi distribuída gratuitamente para os participantes da festa.

Para garantir que o café fosse coado de uma única vez e que o recipiente comportasse a quantidade de líquido, os organizadores prepararam um coador gigante e uma xícara de 2,68m de altura e 2,51m de diâmetro na boca.

Os auditores do RankBrasil, Luciano Cadari e Camila Geliane de Cristo estiveram no Espírito Santo para acompanhar todo o processo, aferir as medidas e homologar a superação de recorde.

No desafio, Brejetuba ainda superou o recorde mundial, que era de Las Vegas, nos Estados Unidos, com 7.608,68 litros de café. O Maior café coado foi feito conforme as diretrizes do Guinness World Records, para que a cidade também seja recordista mundial.

A tentativa já foi inscrita e com muita expectativa o município agora está reunindo toda a documentação necessária para enviar à sede do Guinness na Inglaterra, a qual será analisada por fiscais.

Segundo a engenheira agrônoma do município e uma das organizadoras, Clarinda Morgan, a quebra do recorde é importante para divulgar Brejetuba no Brasil e no mundo, uma vez que a economia do município gira em torno do café.

“O recorde também teve por objetivo despertar o interesse da população para a degustação de café de melhor sabor”, destaca. Ela acrescenta que os produtores da cidade estão sempre empenhados em produzir café de qualidade.

Agradecimentos

Pela conquista do recorde, Clarinda Morgan agradece à imprensa, que contribuiu com a divulgação da festa, a Extrema Eventos, responsável pela coordenação geral da GranExpoES, entre outros parceiros.

Confira a galeria de imagens:


Recorde anterior:

RecordistaAnoQuantidade
Brejetuba20105,6 mil litros de água e 332,475kg de café

Redação: Fátima Pires


Algumas citações na mídia:
Capixabão