Maior desfile de tratores do Brasil

Recorde pertence a Irineópolis (SC), que reuniu 910 máquinas durante as comemorações do aniversário de emancipação do município

16/09/2015
8433 Acessos
Imprimir
Maior desfile de tratores do Brasil
O diretor do RankBrasil, Luciano Cadari (à esquerda) e o prefeito Juliano Pozzi Pereira com o troféu / Foto: RankBrasil
A cidade de Irineópolis (SC) entra para o RankBrasil em 2015 pelo recorde de Maior desfile de tratores do Brasil, reunindo 910 máquinas. O evento aconteceu em 18 de julho, durante as comemorações do 53° aniversário de emancipação do município.

Conhecida como Tratoraço, a Festa do Trator é uma promoção da Prefeitura Municipal, através da Secretaria de Desenvolvimento Econômico e Secretaria de Agricultura. Este ano foi realizada a terceira edição e a meta dos organizadores é que o desfile se torne uma tradição.

Com pouco mais de 10 mil habitantes, Irineópolis é essencialmente agrícola, com destaque para tabaco, soja e milho. De acordo com o prefeito, Juliano Pozzi Pereira, a ideia surgiu porque o trator é o símbolo da agricultura e o principal instrumento de trabalho no campo.

Para o prefeito, o principal objetivo do desfile é a valorização do Agricultor de Irineópolis. “A maior recompensa do Tratoraço é ver o envolvimento, a alegria e a satisfação dos agricultores”.
Pelo sucesso da festa, ele adianta que a ideia é realizar um evento com ainda mais máquinas em 2016 e superar a própria marca junto ao RankBrasil.
Com 910 máquinas, recorde de Maior desfile de tratores do Brasil pertence ao município de Irineópolis, que fica no estado de Santa Catarina / Foto: Prefeitura de Irineópolis

Mobilização
O desfile deste ano parou a cidade. Cerca de cinco mil pessoas – praticamente metade da população – acompanhou a festa. Segundo o secretário do Desenvolvimento Econômico, Sidnei Wagner, a maior dificuldade em reunir tantos tratores foi manter a ordem e controlar o trânsito tanto nas BRs quanto no centro de Irineópolis.

Sidnei Wagner diz que aproximadamente 50 pessoas participaram da organização, entre todas as secretarias municipais, além da Polícia Militar e Federal.

Premiação
Conforme o secretário de Agricultura, Eraldo Konkol, só puderam concorrer agricultores de Irineópolis que fizeram sua inscrição antecipada, tendo emitido pelo menos uma nota fiscal de produtor rural no ano de 2014.

A Associação de agricultores que participou com mais máquinas ganhou R$ 15 mil destinados à compra de implementos agrícolas de uso comunitário, e também houve sorteio de R$ 10 mil entre as associações que participaram do desfile. “Além de mobilizar a população para o desfile, a finalidade da premiação foi incentivar o associativismo”, finaliza o secretário.
Da esquerda para direita: o secretário Eraldo Konkol, o representante do RankBrasil Luciano Cadari, o secretário Sidnei Wagner e o prefeito Juliano Pozzi Pereira / Foto: RankBrasil

No RankBrasil
Após análise da documentação e aprovação do recorde, o prefeito Juliano Pozzi Pereira e os secretários municipais Sidnei Wagner e Eraldo Konkol receberam das mãos do diretor do RankBrasil, Luciano Cadari, o troféu e o certificado de recordista.

Na oportunidade, Cadari falou sobre a dificuldade de estabelecer a marca brasileira no que diz respeito à organização de um desfile com tantos tratores em uma cidade de pequeno porte: “É um título muito merecido e um dos mais fantásticos do gênero já registrados pelo RankBrasil”.


Fátima Pires

Confira a galeria de imagens
Maior desfile de tratores do Brasil

Algumas citações na mídia:

Diario do planalto