Ginásio de esportes com o maior vão livre em concreto armado

Com 30 metros de extensão, recorde é do espaço poliesportivo que fica em Natal – RN. Projeto estrutural foi realizado pelos engenheiros da empresa ENGECAL – Engenharia e Cálculos Ltda

27/07/2012 10:00:00
7663 Acessos
Imprimir
Ginásio de esportes com o maior vão livre em concreto armado
O Ginásio Nélio Dias, localizado na cidade de Natal – RN, é o ginásio de esportes com maior vão livre em concreto armado do país: são 30 metros de extensão.

Inaugurado em 13 de dezembro de 2008, o projeto estrutural foi de autoria da empresa ENGECAL – Engenharia e Cálculos Ltda, através de seus diretores, os engenheiros José Pereira da Silva, Flávio César da Costa Pereira e Fábio Sérgio da Costa Pereira.

Moderno e com arquitetura exuberante, de acordo com o engenheiro José Pereira, o ginásio poliesportivo recebe destaque especialmente pela forma inovadora de sua cobertura.

“A principal inovação é que, no lugar de vigas retas, a cobertura possui vigas radiais (distribuídas radialmente), constituídas de grandes balanços em concreto armado, com 30 metros de vão livre”, destaca.

Ele explica que essas vigas de inércia variável se encaixam em pilares de grande rigidez e recebem nas extremidades as reações de apoio transmitidas por uma viga anelar, também de concreto armado, que serve de sustentação a uma cúpula metálica com 20 metros de diâmetro.

Segundo o engenheiro, a acentuada inclinação das vigas radiais, além de proporcionar uma inusitada beleza arquitetônica, contribui para um rápido escoamento das águas pluviais.

“Outro destaque é a presença das cascas curvas de concreto armado, bastante esbeltas, interligando as vigas principais radiais: o que também auxilia no escoamento das águas da chuva, reduzindo grandemente a importância da impermeabilização do concreto”, revela.

O ginásio recordista está em uma área de 30 mil metros quadrados, com três níveis de arquibancadas e capacidade para 10 mil pessoas. O projeto arquitetônico é de Moacir Gomes.



Utilização de vigas radiais e dificuldades
Com início em 2006, a obra levou dois anos para ficar pronta. José Pereira conta que as principais dificuldades foram o complexo cálculo da estrutura e a retirada dos escoramentos metálicos dos balanços por módulos com controle das deformações. Além da utilização de vigas radiais em ginásios poliesportivos, este tipo de construção é recomendável para estádios e igrejas.

Histórias marcantes
A primeira partida realizada no Ginásio Nélio Dias, que leva o nome de um ex-deputado federal, aconteceu em 28 de setembro de 2009, em um amistoso das seleções de basquete do Minas Tênis Clube e do Flamengo.

Uma das competições destaque foi 11° Campeonato Mundial de Basquete Master, que aconteceu em 2011 e trouxe para a cidade aproximadamente 3,5 mil atletas de várias partes do mundo.

O recorde de público ocorreu em 31 de julho de 2010, com o evento Jungle Fight. O ginásio recebeu 12 mil pessoas, ultrapassando sua capacidade total em duas mil.

No RankBrasil
O ginásio de esportes com maior vão livre em concreto armado do país é o terceiro recorde da ENGECAL – Engenharia e Cálculos Ltda. Os engenheiros da empresa também estão no RankBrasil pela Estrutura com maior balanço em concreto protendido e a Catedral com maior vão livre em concreto protendido.

“Estes títulos significam um grande reconhecimento nacional, tanto para a ENGECAL, assim como para os projetistas das obras premiadas”, comemora José Pereira.

Pai dos outros dois engenheiros responsáveis pelos trabalhos (Fábio e Flávio), ele tem mais um motivo para se orgulhar: “A satisfação é ainda maior uma vez que representamos uma família de calculistas da região nordeste do Brasil”.

Entusiasmado, José Pereira adianta que pretende estabelecer outras marcas no RankBrasil, através de projetos inovadores que vão ficar para a história do país.


Redação: Fátima Pires