Primeiro brinquedo eletrônico fabricado no Brasil

Inspirado em um filme do famoso cineasta Steven Spielberg e chamado na época de ‘computador que fala’, jogo foi lançado em 1980

06/06/2012
7551 Acessos
Imprimir
Primeiro brinquedo eletrônico fabricado no Brasil
Imagem: divulgação
O Genius, da empresa Estrela, também chamado na época de ‘computador que fala’, foi o Primeiro brinquedo eletrônico fabricado no Brasil.

Inspirado no filme ‘Contatos imediatos de terceiro grau’, do famoso cineasta norte-americano Steven Spielberg, o brinquedo teve seu lançamento no país em 1980 e se tornou bastante popular entre adultos e crianças.

Com botões coloridos que emitiam sons harmônicos e se iluminavam em sequência, o Genius buscava estimular a memorização de cores e sons. O jogo era uma versão do Simon, do fabricante americano Hasbro.

O brinquedo
O Genius original possuía três jogos diferentes. Cada jogo acendia uma série de luzes coloridas e o jogador tinha que repetir a sequência com níveis de dificuldade cada vez maiores.

O brinquedo pesava um quilo, funcionava com quatro pilhas pequenas e duas grandes, e tinha quatro grandes botões em sua superfície, nas cores verde, vermelho, amarelo e azul.



Inspiração
Lançado em 1977, no filme ‘Contatos imediatos de terceiro grau’, um chefe de família tem o pressentimento da chegada de alienígenas e fica com o comportamento alterado.

Diversas outras pessoas também sentem a presença de ETs e rumam para o possível local de pouso dos extraterrestres. A inspiração para o jogo vem justamente do disco voador: a forma do Genius é muito semelhante à da nave.

Estrela
Fundada em 1937, a empresa Estrela já produziu mais de 25 mil brinquedos diferentes. No total, já foram mais de 1,2 bilhão de unidades vendidas no país.


Fontes: Museu Histórico Nacional, Revista Veja, Wikipédia, Folha UOL, empresa Estrela e G1
Redação: Fátima Pires