Católicos comemoram hoje o Dia de Reis

Nesta data, as pessoas retiram todos os enfeites natalinos. Na oportunidade, o RankBrasil destaca os presépios que, por suas diferenças, conquistaram recordes brasileiros

06/01/2013
5049 Acessos
Imprimir
Católicos comemoram hoje o Dia de Reis
Nesta data, os três magos visitaram o recém-nascido menino Jesus - Imagem: divulgação
O Dia de Reis é comemorado pela Igreja Católica neste domingo, 06 de janeiro. Nesta data, os três magos Belchior, Gaspar e Baltazar, visitaram o recém-nascido menino Jesus, levando presentes.

Baltazar saiu da África e levou mirra para o messias. Presente ofertado aos profetas, a mirra é um arbusto onde é extraída uma resina para a preparação de medicamentos.

Saindo da Índia, o rei Gaspar presenteou Jesus com incenso, como alusão à sua divindade. Os incensos são queimados há milhões de anos para aromatizar os ambientes, espantar insetos e energias negativas, além de representar a fé e a espiritualidade.

Já Belchior partiu da Europa, levando ouro, que simbolizava a nobreza e era oferecido apenas aos deuses. Em homenagem aos reis magos, os católicos realizam a Folia de Reis, festa com manifestações folclóricas, que tem início em 24 de dezembro e segue até 06 de janeiro, data que também marca o encerramento do Natal.

Neste dia, as pessoas retiram todos os enfeites natalinos. Na oportunidade, o RankBrasil destaca os presépios que, por suas diferenças, conquistaram recordes brasileiros: maior presépio permanente, o mais tradicional do país, primeiro mecânico, o mais alto e o menor presépio.


Redação: Fátima Pires